No menu items!
26.5 C
São Paulo
segunda-feira, 26 fevereiro, 2024

Conheça ações que permitem o acesso das pessoas com deficiência aos serviços públicos

Serviços englobam reparos em cadeira de rodas, acesso a equipamentos públicos e tradução de Libras


Incluir os cidadãos e cidadãs com deficiência no dia a dia da capital e nos serviços ofertados pela Prefeitura de São Paulo é um compromisso permanente da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). Atualmente, a pasta oferece diversas ações, como o atendimento exclusivo por meio de Libras, acessibilidade a escolas e postos de saúde, infraestrutura planejada e até reparos gratuitos de equipamentos, como cadeira de rodas, próteses e órteses.

A SMPED mantém interlocução com as demais secretarias municipais para que elas possam implantar e acolher as pessoas com deficiência em todas as faixas etárias e necessidades. São ônibus, salas de aula, equipamentos culturais, calçadas e outra série de serviços pensados para que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida tenham os mesmos direitos e condições de uso e participação no cotidiano.

Uma das iniciativas que vêm alcançando cada vez mais esse público é a Paraoficina Móvel. Em parceria com a AACD, ela conta com serviços gratuitos de manutenção e reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores. O serviço é destinado para pessoas que tenham recebido algum desses meios auxiliares de locomoção pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além de realizar a manutenção, a Paraoficina auxilia na funcionalidade e durabilidade dos equipamentos sem custo algum.

Quem precisar dessa manutenção, poderá agendar o atendimento pelo número (11) 3913-4071 e na data programada comparecer ao local e horário selecionados, das 9h às 17h, apresentando o cartão do SUS e um documento com foto.

Na periferia da cidade, a SMPED lançou o Inclui Sampa nos Bairros, que disponibiliza à população com deficiência diversos serviços públicos nas áreas da saúde, do trabalho e da assistência social. O evento voltado para a pessoa com deficiência já passou pelas zonas Leste, Sul, Norte e Oeste. A próxima edição acontece em outubro, na região de Parelheiros, extremo sul da cidade.

Ainda na saúde, a secretaria disponibilizou o serviço do equipamento Nirvana, que é um dispositivo de reabilitação baseado em realidade virtual, desenvolvido especificamente para auxiliar a reabilitação motora e cognitiva em pacientes com desordens neuromotoras.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

ARTIGO | Por que você não deve visitar Cusco e Machu Picchu de maneira Turística?

Peru... um dos destinos mais místicos do Planeta. Grande...

Como reduzir o desperdício de alimentos no Brasil com uma logística eficiente

No Brasil, o desperdício de alimentos em restaurantes é...

ARTIGO | Por que você não deve visitar Cusco e Machu Picchu de maneira Turística?

Peru... um dos destinos mais místicos do Planeta. Grande polo energético, o Chackra Umbilical da Terra. Mas o que significa isso? Que toda fonte...

Como reduzir o desperdício de alimentos no Brasil com uma logística eficiente

No Brasil, o desperdício de alimentos em restaurantes é estimado em cerca de 6 mil toneladas por ano No bilionário cenário do agronegócio, a trajetória...

Surto de dengue impacta na queda das doações de sangue no GSH Banco de Sangue de São Paulo

O GSH Banco de Sangue de São Paulo atende diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos domingos e feriados, na Rua Tomás Carvalhal, 711,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui