No menu items!
31.1 C
São Paulo
sábado, 4 maio, 2024

Conheça ações que permitem o acesso das pessoas com deficiência aos serviços públicos

Serviços englobam reparos em cadeira de rodas, acesso a equipamentos públicos e tradução de Libras


Incluir os cidadãos e cidadãs com deficiência no dia a dia da capital e nos serviços ofertados pela Prefeitura de São Paulo é um compromisso permanente da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). Atualmente, a pasta oferece diversas ações, como o atendimento exclusivo por meio de Libras, acessibilidade a escolas e postos de saúde, infraestrutura planejada e até reparos gratuitos de equipamentos, como cadeira de rodas, próteses e órteses.

A SMPED mantém interlocução com as demais secretarias municipais para que elas possam implantar e acolher as pessoas com deficiência em todas as faixas etárias e necessidades. São ônibus, salas de aula, equipamentos culturais, calçadas e outra série de serviços pensados para que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida tenham os mesmos direitos e condições de uso e participação no cotidiano.

Uma das iniciativas que vêm alcançando cada vez mais esse público é a Paraoficina Móvel. Em parceria com a AACD, ela conta com serviços gratuitos de manutenção e reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores. O serviço é destinado para pessoas que tenham recebido algum desses meios auxiliares de locomoção pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além de realizar a manutenção, a Paraoficina auxilia na funcionalidade e durabilidade dos equipamentos sem custo algum.

Quem precisar dessa manutenção, poderá agendar o atendimento pelo número (11) 3913-4071 e na data programada comparecer ao local e horário selecionados, das 9h às 17h, apresentando o cartão do SUS e um documento com foto.

Na periferia da cidade, a SMPED lançou o Inclui Sampa nos Bairros, que disponibiliza à população com deficiência diversos serviços públicos nas áreas da saúde, do trabalho e da assistência social. O evento voltado para a pessoa com deficiência já passou pelas zonas Leste, Sul, Norte e Oeste. A próxima edição acontece em outubro, na região de Parelheiros, extremo sul da cidade.

Ainda na saúde, a secretaria disponibilizou o serviço do equipamento Nirvana, que é um dispositivo de reabilitação baseado em realidade virtual, desenvolvido especificamente para auxiliar a reabilitação motora e cognitiva em pacientes com desordens neuromotoras.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

ARTIGO | A execução penal e a saída temporária no Brasil

A aplicação das penas restritivas de liberdade tem como finalidade primeira constituir castigo legal ao condenado para que ele se compenetre do erro que...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui