No menu items!
24.3 C
São Paulo
domingo, 28 abril, 2024

Confira seis dicas e cuidados essenciais com a saúde ocular

Estação traz a baixa das temperaturas, ventos e diminuição da umidade do ar


O outono, estação marcada pela queda das temperaturas, ventos e diminuição da umidade do ar, tem início marcado para o dia 20 de março de 2024 no hemisfério Sul. Com a mudança do tempo, doenças como gripes, resfriados, viroses e alergias costumam aparecer, além de problemas relacionados à saúde dos olhos.

Algumas condições oculares podem aparecer com mais frequência durante a estação devido ao tempo, à queda das folhas e ao ar mais seco. Entre as principais, podemos destacar: a conjuntivite, caracterizada pela inflamação da conjuntiva, podendo ser causada por vírus, bactérias ou alérgenos, como poeira e pólen; o olho seco, provocando coceira, queimação, vermelhidão e visão turva, além de alergias oculares e problemas de refração, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

Para saber mais sobre os principais cuidados com a saúde ocular durante o outono, confira seis dicas importantes:

Hidratação contínua: beba bastante líquido e cuide da saúde dos olhos. Use colírios lubrificantes recomendados por um oftalmologista para mantê-los hidratados e evitar desconforto.

Alimentação balanceada: procure adotar uma dieta balanceada e invista no consumo de alimentos ricos em vitaminas A, C, E e Ômega 3, que contribuem para manter a qualidade da saúde ocular.

Mantenha a higiene de ambientes e roupas: é importante manter a casa limpa e arejada, evitando a presença e acúmulo de poeira e ácaro. A medida contribui para evitar problemas aos olhos e alergias.

Cuidado com a exposição à luz solar: precisamos estar atentos aos raios solares mesmo no outono. Os óculos de sol e as lentes fotossensíveis são fundamentais para proteger a visão e evitar a exposição direta dos olhos aos raios UVA e UVB.

Exames oculares preventivos: é sempre importante manter a regularidade na execução dos exames oftalmológicos. A prática pode auxiliar no diagnóstico precoce das doenças oculares e garantir a indicação do tratamento adequado, antes do agravamento da condição.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

ARTIGO | Municípios têm oportunidades com o saneamento

O saneamento básico galgou um novo patamar no interesse de investidores e especialistas. A aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento trouxe perspectivas promissoras...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui