No menu items!
14.2 C
São Paulo
segunda-feira, 22 julho, 2024

Confira dicas de como aumentar a imunidade em 2024 com práticas simples

A imunidade é a capacidade do organismo de se defender contra organismos infecciosos e substâncias estranhas invasoras, como bactérias, vírus e toxinas


A imunidade desempenha um papel crucial na proteção do nosso organismo contra doenças. Ter a imunidade em alta ajuda a reduzir o risco de infecções virais e bacterianas, promove uma recuperação mais rápida em caso de doenças, melhora a resposta a vacinas e protege contra o surgimento de doenças crônicas.

Melhorar o sistema imunológico envolve a adoção de hábitos de vida saudáveis, como um tempo adequado de sono, uma alimentação saudável e balanceada. Confira dez dicas de alimentos e práticas que podem ser incorporadas ao dia a dia, para aumentar a imunidade.

1 . Dieta saudável e equilibrada, rica em frutas, legumes, verduras, grãos integrais e proteínas magras, ajuda na prevenção de deficiências nutricionais.

2 . Alimentos ricos em vitamina C, um antioxidante que ajuda a neutralizar os radicais livres no corpo. Laranja, acerola, kiwi, morango e brócolis são fontes de vitamina C.

3 . Consumir alimentos ricos em zinco, nutriente que desempenha um papel importante na produção de anticorpos, proteínas fundamentais para a resposta imunológica adaptativa. Exemplos de alimentos são carne, frango, peixe, sementes de abóbora e feijão.

4 . Alimentos probióticos são microorganismos vivos que contribuem no equilíbrio da microbiota intestinal, ajudando a fortalecer o sistema imunológico. Bons exemplos são iogurte, kefir e chucrute.

5 . Fontes de ômega-3, como peixes gordurosos, sementes de chia e linhaça, pois têm propriedades anti-inflamatórias.

6 . Beber bastante água ao longo do dia para manter-se bem hidratado.

7 . Evitar o consumo de alimentos processados e ultraprocessados, que podem prejudicar a imunidade por contribuírem para a inflamação crônica, prejudicarem o microbioma intestinal e aumentam o risco de desenvolver doenças crônicas, diabetes, obesidade e doenças cardíacas.

8 . Praticar atividade física regularmente, já que entre os benefícios estão o estímulo da circulação sanguínea, a liberação de hormônios e o estímulo na produção de células do sistema imunológico na medula óssea e em outros tecidos linfóides.

9 . Ter uma boa rotina de sono, com pelo menos 7 ou 8 horas de sono por noite.

10 . Reduzir o estresse por meio de técnicas de relaxamento, como meditação, yoga ou hobbies que proporcionem prazer. Esse equilíbrio é importante para a homeostase e para o funcionamento adequado do sistema imunológico.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Os impactos das redes sociais na formação de crianças e adolescentes

Com alguns cuidados simples é possível fazer o uso equilibrado e responsável dessas tecnologias O uso excessivo de celular e redes sociais pode ter diversos...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui