No menu items!
13.8 C
São Paulo
sexta-feira, 13 junho, 2025

Condutores são peças fundamentais para a segurança no trânsito

No trânsito, escolha a vida! Por: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) considera que, para reduzir o número de sinistros de trânsito, condutores devem assumir a responsabilidade de suas ações e tomar decisões compatíveis com a segurança de todos. Por meio de atitudes e comportamentos responsáveis, o motorista pode influenciar diretamente na prevenção de colisões, atropelamentos e outros incidentes no trânsito.

Ao adotar uma postura proativa ao volante em relação à segurança no trânsito, como respeitar a legislação, não ultrapassar os limites de velocidade, não utilizar o celular e não dirigir sob efeito de álcool e outras substâncias psicoativas, o condutor antecipa possíveis situações de risco e com isso tem a capacidade de evitá-las.

Além disso, é fundamental que o condutor mantenha os cuidados com seu veículo em dia, como a calibração correta dos pneus, nível de óleo, filtros de ar, freios e o uso dos equipamentos de segurança, como os cintos de segurança e as cadeirinhas para crianças.

Ao escolher um dispositivo de retenção infantil é importante levar em consideração o peso, a altura e a idade da criança para que se possa identificar o modelo adequado.

Desde o nascimento a criança deve ser transportada no bebê conforto que deve ser instalado de costas para o movimento do carro e obedecendo a um ângulo de inclinação de, no mínimo, 45°. A posição de costas e a inclinação são necessárias, pois entre 0 e 13 kg, a coluna e os ligamentos do pescoço ainda não suportariam o peso exercido pela cabeça no momento de uma colisão, no caso do bebê estar de frente para o movimento.

Entre 1 e 4 anos de idade (aproximadamente 9 a 18 kg), as crianças devem ser transportadas em cadeirinhas, no banco traseiro do carro, na posição vertical e voltadas para frente. As tiras da cadeirinha devem sair da fenda localizada na altura do ombro do bebê, ou acima, e devem ser ajustadas ao corpo com um dedo de folga entre o peito e as tiras.

Entre 4 e 10 anos de idade (aproximadamente 15 a 36 kg), existem duas opções seguras: cadeirinhas apropriadas para o peso da criança ou assento de elevação, conhecido como “booster”, instalados no banco traseiro do carro.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Estudo aponta alto retorno nos investimentos em adaptação climática

Projetos geram mais empregos e saúde Cada um dólar investido em adaptação climática é capaz de gerar outros US$10 em benefícios ao longo de dez...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.