No menu items!
26 C
São Paulo
sábado, 27 dezembro, 2025

Condomínios residenciais passam a integrar sistema Smart Sampa

Com a entrada de condomínios residenciais, a Prefeitura amplia capilaridade da vigilância urbana, reforçando a prevenção e combate à criminalidade

A Prefeitura de São Paulo deu um passo inédito na ampliação do programa de segurança Smart Sampa. A partir deste mês, imagens de câmeras externas de condomínios residenciais começam a ser integradas ao sistema, considerado o maior de videomonitoramento da América Latina.

O pioneiro nessa nova etapa é o Edifício Outeiro dos Pássaros, localizado no Alto da Lapa, zona oeste da capital. O condomínio irá compartilhar, de forma voluntária, as imagens de três câmeras posicionadas para vias públicas com a central de monitoramento do Smart Sampa.

A adesão foi formalizada após o síndico do prédio manifestar interesse por meio do portal da Prefeitura. A proposta passou por análise documental e verificação técnica dos equipamentos por parte da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), que aprovou o credenciamento no fim de junho. O termo de cooperação foi publicado no Diário Oficial na sexta-feira (4).

Atualmente, o Smart Sampa já conta com 31,3 mil câmeras ativas instaladas em pontos estratégicos da cidade, 20 mil do próprio programa e outras 11,3 mil provenientes de parcerias com entes privados. Com a entrada de condomínios residenciais, a Prefeitura amplia ainda mais a capilaridade da vigilância urbana, reforçando a prevenção e combate à criminalidade.

A Prefeitura tem incentivado empresas, concessionárias e cidadãos a aderirem ao Chamamento Público do programa, desde que os equipamentos estejam voltados para áreas públicas. Outras 37 empresas já aderiram ao sistema. No caso dos condomínios, é necessário apresentar documentação como RG e CPF do síndico, CNPJ da unidade, convenção condominial e ata da última eleição de síndico, além de assinar um termo de cessão das imagens.

O Smart Sampa é uma ferramenta inovadora que vem modernizando a política de segurança municipal, permitindo que criminosos condenados por estupro, assassinato, e até mesmo integrantes de facções criminosas e da máfia chinesa, que estavam circulando pela sociedade e colocando vidas em risco, fossem reconhecidos pelas câmeras e levados de volta ao sistema prisional.

O sistema utiliza algoritmos avançados capazes de gerar alertas inteligentes para identificar atos de intrusão, vandalismo e furto. A central de monitoramento do programa também está integrada a diversos órgãos públicos — como SAMU, CET, Polícia Militar e Polícia Civil —, garantindo respostas mais ágeis no atendimento à população.

Os interessados devem se inscrever no site do Smart Sampa.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Tecnologia de monitoramento pode ajudar a evitar perdas de água tratada

Levantamento nacional aponta bilhões de metros cúbicos perdidos ao...

Centro Olímpico é novo atrativo do Vai de Roteiro

Visitas guiadas gratuitas apresentam ao público a estrutura esportiva...

Brasil dobra consumo de ultraprocessados em 40 anos

Uma coletânea de artigos publicada na revista científica The...

Tecnologia de monitoramento pode ajudar a evitar perdas de água tratada

Levantamento nacional aponta bilhões de metros cúbicos perdidos ao ano O Brasil desperdiça, todos os dias, um volume de água tratada equivalente a 6.346 piscinas...

Centro Olímpico é novo atrativo do Vai de Roteiro

Visitas guiadas gratuitas apresentam ao público a estrutura esportiva e a formação de atletas de alto rendimento na capital paulista A Prefeitura de São Paulo...

Brasil dobra consumo de ultraprocessados em 40 anos

Uma coletânea de artigos publicada na revista científica The Lancet aponta um crescimento expressivo no consumo de alimentos ultraprocessados em diversas regiões do mundo....

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.