No menu items!
21.7 C
São Paulo
terça-feira, 23 abril, 2024

Condição de trabalho interfere na duração de aleitamento materno

O retorno para o trabalho pode diminuir a produção de aleitamento materno


Uma pesquisa publicada na Revista Cadernos de Saúde Pública revela que mães em ocupações manuais semiespecializadas (manicures, sapateiras, padeiras, auxiliares de laboratórios, feirantes, entre outros) e com jornadas de trabalho de 8 ou mais horas diárias deixam com mais frequência de alimentar seus filhos exclusivamente com o leite materno durante os quatro ou seis meses após o parto.

De acordo com os dados, entre as mulheres que não têm nenhum tipo de trabalho remunerado, 46% mantiveram o leite materno como único alimento de seus bebês até o quarto mês de vida.

Já entre as mães que estão em ocupações manuais semiespecializadas o percentual caiu para 34%, mesmo índice das mães com jornadas de trabalho de 8 ou mais horas diárias.

O estudo também mostrou que as mães com ocupações em funções de escritório, que trabalhavam 4-5 dias ou 6-7 dias/semana e por 5-7 horas também praticaram menos o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês.

A pediatra, pesquisadora e professora do departamento de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Marizélia Ribeiro observa que um dos principais efeitos negativos do retorno das mulheres para o trabalho antes de a criança completar seis meses é a diminuição da produção do leite materno, o que acaba contribuindo para a redução do aleitamento materno exclusivo, em especial, quando a jornada é integral.

Geralmente, os estudos sobre o tema acabam se restringindo a apenas registrar se a mãe tem ou não algum tipo de trabalho remunerado e que sentiu a necessidade de aprofundar a hipótese sobre como as atividade de trabalho interferem na interrupção do aleitamento materno exclusivo.

“Essas mães são mães pobres que, quando chegava ali perto do terceiro mês de vida dos bebês, começavam a ter uma inquietação muito grande sobre como fazer para não interromper o aleitamento materno dessas crianças”, disse.

A Constituição Federal estabelece como obrigatória a licença maternidade por 120 dias, podendo ser iniciada até 28 dias antes do parto. Já o Ministério da Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo (AME) até o sexto mês de vida da criança.

“Na maioria das vezes é uma jornada de trabalho integral. Elas devem ter uma licenças maternidade de apenas até o quarto mês e não de seis meses, como é recomendado. As condições de trabalho inseguras, pois estão em profissões onde não é exigido ter capacitação e por não ter a capacitação, ela aceita e se submete a condições de trabalho mais insalubres”, argumentou. Fonte: EBC.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Prefeitura lança aplicativo para busca de medicamento nas farmácias da rede de saúde

Nova versão do e-saúdeSP inclui o Remédio na Hora,...

Prefeitura entrega UBS Jardim Souza totalmente reformada e com mais salas de atendimento

Unidade, localizada na região do bairro Guarapiranga, na Zona...

Eleições 2024: até quando posso tirar ou regularizar o título?

Saiba tudo sobre o fechamento do cadastro eleitoral para...

Prefeitura lança aplicativo para busca de medicamento nas farmácias da rede de saúde

Nova versão do e-saúdeSP inclui o Remédio na Hora, que possibilita que o munícipe confira a disponibilidade em uma das UBSs ou hospital A nova...

Prefeitura entrega UBS Jardim Souza totalmente reformada e com mais salas de atendimento

Unidade, localizada na região do bairro Guarapiranga, na Zona Sul, teve ampliação da área de emergência, além de dois consultórios a mais; UBS faz...

Eleições 2024: até quando posso tirar ou regularizar o título?

Saiba tudo sobre o fechamento do cadastro eleitoral para as eleições municipais Até quando posso tirar o título ou regularizar o documento? O cadastro da Justiça...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui