A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) realizou uma Audiência Pública na quarta-feira (15/06) sobre a concessão do Aeroporto de Congonhas. O debate foi conduzido pela vereadora Sandra Tadeu (UNIÃO), autora do requerimento que propôs a discussão.
O secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann, explicou que a permissão de exploração por empresas privadas nos aeroportos brasileiros está no 10º ano e na sétima rodada o que resultou na privatização de 44 aeroportos.
Sobre o Aeroporto de Congonhas, o secretário destacou que obras de melhorias já estão em andamento no local, ainda na gestão da Infraero. “Congonhas será referência mundial para o convívio harmônico entre a cidade e o aeroporto devido aos investimentos que serão realizados no local”, ressaltou.
O secretário-adjunto de Licenciamento e Urbanismo, José Armênio de Brito Cruz, contou que foi realizado um estudo sobre os ruídos para o desenvolvimento de um plano específico de zoneamento sobre ruídos. “Essa é a última Audiência Pública que participamos, porque agora vamos judicializar as reivindicações”, diz o presidente da Associação dos Moradores do Entorno do Aeroporto de Congonhas, Edwaldo Sarmento.
A vereadora Sandra Tadeu mostrou preocupação com a concessão de Congonhas, “Com essas mudanças haverá impacto ambiental e sonora com graves prejuízos a saúde e a qualidade de vida dos moradores e também com impacto na mobilidade urbana”.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]