No menu items!
11.8 C
São Paulo
quarta-feira, 9 julho, 2025

Como o trabalho temporário abre portas para jovens sem experiência no mercado de trabalho

Por Marcelo de Abreu

O primeiro emprego é um desafio para muitos jovens brasileiros já que a falta de experiência, junto com as altas exigências do mercado, dificulta o ingresso na vida profissional.

Atualmente, 17% da população brasileira é composta por adolescentes e jovens com idades de 14 a 24 anos, o que representa 34 milhões de pessoas. Dentre esses jovens, 14 milhões participam do mercado de trabalho, mas 6,3 milhões estão na informalidade, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego de 2024.

O programa Jovem Aprendiz é uma das iniciativas que pode fazer a diferença nessa realidade, oferecendo uma oportunidade de ingresso formal no mercado. Entretanto, ainda há desafios.

Os resultados da pesquisa “Percepções e expectativas do jovem-potência sobre a Lei da Aprendizagem”, realizada pela United Way Brasil, que ouviu 600 jovens de 15 a 29 anos das regiões sul e leste da cidade de São Paulo. Segundo a pesquisa, 60,4% dos jovens de 15 a 24 anos afirmaram ter interesse em participar do programa, mas só 5,1% conseguem ingressar nessa modalidade de contratação.

Para os jovens a partir dos 18 anos, o Trabalho Temporário se apresenta como uma alternativa para que acessem o mercado de trabalho. Em 2024, essa modalidade de contratação gerou 2,4 milhões de empregos no Brasil, segundo a ASSERTTEM (Associação Brasileira do Trabalho Temporário), um crescimento de 7,13% em relação ao ano anterior. Esse aumento foi impulsionado pela alta demanda em setores estratégicos, como logística e e-commerce. Para 2025, a previsão é que cerca de 800 mil contratações sejam realizadas apenas no primeiro semestre.

A modalidade permite que profissionais em diferentes estágios da carreira tenham acesso ao mercado de trabalho. Para os estudantes, essa modalidade oferece vagas que possibilitam conciliar estudo e trabalho; para os recém-formados, oferece a oportunidade de adquirir experiência e fortalecer o currículo; e, ainda, a oportunidade para quem deseja mudar de área adquirindo vivência em um novo setor.

Todo grande profissional começou de algum lugar. O Trabalho Temporário pode ser esse primeiro passo que abre portas. Mais do que uma oportunidade, é um convite para que jovens acreditem no próprio potencial e se desenvolvam. O mercado precisa de talentos com vontade de aprender e crescer. Daqui, seguimos comprometidos em conectar empresas e talentos, impulsionando o crescimento do mercado de trabalho no Brasil.

Marcelo de Abreu é presidente da Employer Recursos Humanos, CEO do Banco Nacional de Empregos.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

São Paulo: furtos crescem; homicídios caem para menor patamar em maio

Secretaria de Segurança do estado divulgou dados do mês...

Melhorias na previsão do tempo

As mudanças climáticas estão aumentando drasticamente os eventos extremos...

São Paulo: furtos crescem; homicídios caem para menor patamar em maio

Secretaria de Segurança do estado divulgou dados do mês passado Nos últimos meses, a violência na cidade e em todo o estado tem chamado a...

Primeira Floresta Municipal da cidade é quase 3 vezes maior que o bairro da Liberdade

Nova área protegida tem mais de 250 hectares às margens da Represa Billings A cidade de São Paulo ganhou oficialmente sua primeira Floresta Municipal. Por...

Melhorias na previsão do tempo

As mudanças climáticas estão aumentando drasticamente os eventos extremos que provocam perdas econômicas e de vidas, o que torna a previsão do tempo fundamental....

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.