Foram distribuídos 79.017 itens, como sopas, pães, chás, chocolates quentes, cobertores, entre outros
A Prefeitura de São Paulo realizou 22.733 atendimentos nas dez tendas da Operação Baixas Temperaturas, localizadas em todas as regiões da cidade, entre 18h e 0h de terça-feira (24). Trata-se de um recorde desde 14 de maio, quando as estruturas foram montadas pela primeira vez em 2025 para atender a população mais vulnerável durante a onda de frio.
Neste período, foram distribuídos 79.017 itens, outro recorde nos trabalhos deste ano, sendo: 7.390 sopas, 7.650 pães, 2.900 chás, 5.141 chocolates quentes, 51.948 copos e garrafas de água e 3.988 cobertores. Além disso, 77 pessoas foram atendidas com seus pets; ao todo, 91 animais receberam cuidados, com a distribuição de 80 potes de ração e a aplicação de 24 vacinas.
Intensificando os trabalhos na época mais fria do ano, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), por meio das equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social alocadas nas tendas, da busca ativa nas ruas, dos chamados da Central de Vagas e da procura direta das pessoas em situação de vulnerabilidade pelos locais de acolhimento, realizou 723 abordagens entre 18h de terça-feira (24) e 6h desta quarta-feira (25), que resultaram em 447 acolhimentos em serviços da rede socioassistencial.
As tendas são ativadas para reforçar a proteção às pessoas em situação de rua, quando a temperatura ou sensação térmica atinge 13 °C, e funciona das 18h à 0h. São dez tendas em pontos estratégicos da cidade, onde são fornecidos sopa, pão, chá, chocolate quente e água. Para aqueles que não aceitam seguir para os serviços de acolhimento da rede socioassistencial, são oferecidos cobertores. Nas tendas, também são realizados encaminhamentos para acolhimento, com transporte garantido.
Além disso, há ambulâncias e equipes médicas para agilizar o atendimento, quando necessário. Profissionais da Saúde também aplicam vacinas contra Influenza, Covid-19 e Tétano. Duas ambulâncias permanecem presencialmente nas tendas das praças da República e Marechal Deodoro, por 12 horas (das 19h às 7h). As demais tendas também contam com o apoio de ambulâncias, que são acionadas em caso de necessidade.
Endereços das tendas
Região Central: Praça da República e Praça Marechal Deodoro
Região Sul: Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto x Rua Paulo Eiró) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel)
Região Norte: Santana (Praça Heróis da FEB) e Vila Maria (Praça Novo Mundo)
Região Leste: Guaianases (Rua Capitão Pucci, 38), Itaquera (Av. Musgo de Flor com Av. Imperador, sob o viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella)
Região Oeste: Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus)
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]