No menu items!
25.1 C
São Paulo
quarta-feira, 12 junho, 2024

Com 54 homens e 25 cães, Canil da GCM celebra 23 anos

Inspetoria atua no patrulhamento preventivo e comunitário, com ações de salvamento e apoio social


Composto por uma equipe eficiente, com 54 guardas civis metropolitanos e 25 cães de raças variadas, o Canil da Guarda Civil Metropolitana comemorou 23 anos de fundação na sexta-feira (21). Ao longo dos anos, a Inspetoria do Canil da Guarda Civil Metropolitana tem sido um elemento essencial no patrulhamento preventivo e comunitário da cidade. Os cães são treinados e avaliados periodicamente, além disso, realizam exercícios que abrangem obediência, busca, proteção e transposição de obstáculos.

O trabalho diário da Inspetoria vai além das operações policiais tradicionais, envolvendo-se em ações de busca e salvamento, atuando em conjunto com a GCM Ambiental, Defesa Civil e outros órgãos de segurança pública. Além disso, os agentes realizam apoio social por meio da cinoterapia, uma atividade inovadora que utiliza os cães para auxiliar em tratamentos médicos e terapias, beneficiando muitas pessoas.

A Inspetoria do Canil da Guarda Civil Metropolitana foi criada no ano 2000, pelo Decreto Municipal nº 39.636. A celebração foi realizada nas instalações do Canil, localizado na Vila Guilherme, Zona Norte.

Dentre as razões pelas quais é importante ter uma patrulha canina, destacam-se:

Eficiência na detecção de entorpecentes e explosivos: Os cães possuem um olfato extremamente aguçado, sendo capazes de identificar drogas e explosivos com precisão.

Busca e resgate de pessoas desaparecidas: Os cães treinados são especializados em rastreamento e localização de pessoas desaparecidas. Em casos de sequestros, acidentes ou desaparecimentos, a atuação desses animais tem sido crucial para encontrar vítimas em tempo hábil, aumentando as chances de salvamento e reduzindo o tempo de busca.

Prevenção e controle de distúrbios civis: A presença de cães na GCM é uma forma eficaz de dissuadir possíveis tumultos e distúrbios civis. A simples presença dos animais já transmite uma mensagem de autoridade, o que pode ser suficiente para evitar situações de violência em manifestações e eventos de grande porte.

Redução do estresse e da ansiedade dos agentes: A presença dos cães do Canil da GCM oferece apoio emocional aos policiais, além de proporcionar momentos de descontração e alívio durante o serviço.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Esclerose Múltipla: Diversidade de sintomas iniciais pode dificultar diagnóstico

Doença não é fator limitante para projetos pessoais e...

Escola Politécnica desenvolve chipset inovador para Internet das Coisas

Dispositivo coloca o Brasil na mesma página da tecnologia...

Esclerose Múltipla: Diversidade de sintomas iniciais pode dificultar diagnóstico

Doença não é fator limitante para projetos pessoais e profissionais, incluindo a gravidez A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença autoimune e neurodegenerativa, que afeta...

ARTIGO | Dia Mundial do Meio Ambiente: Restauração de terras, desertificação e resiliência à seca

A iniciativa Nutrientes para a Vida se une, nesse dia 5 de junho, a milhões de pessoas em todo o mundo para celebrar o...

Escola Politécnica desenvolve chipset inovador para Internet das Coisas

Dispositivo coloca o Brasil na mesma página da tecnologia global, de acordo com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação A USP anunciou um chipset...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui