No menu items!
22.4 C
São Paulo
domingo, 4 janeiro, 2026

Cientistas brasileiros encontram fóssil de 280 milhões de anos

O fóssil encontrado é da planta cicadácea (ordem Cycadales). Essa linhagem sobreviveu a três extinções em massa que aconteceram nos últimos 280 milhões de anos, causando, inclusive a extinção dos dinossauros


Imagine encontrar o fóssil de uma planta de 280 milhões de anos?

Isso aconteceu recentemente em Rio Claro, no interior de São Paulo. O local, há milhões de anos atrás, era considerado o supercontinente Gondwana, segundo a descoberta científica publicada recentemente na revista Review of Paleobotany and Palynology.  

O fóssil encontrado é da planta cicadácea (ordem Cycadales). Essa linhagem sobreviveu a três extinções em massa que aconteceram nos últimos 280 milhões de anos, causando, inclusive a extinção dos dinossauros.

De acordo com um dos pesquisados do estudo, o professor André Jasper, pesquisador da Universidade do Vale do Taquari – Univates, essa descoberta é a prova de que a ciência acontece através do tempo e necessita de recursos.

“O material encontrado é o mais antigo exemplar de madeira fossilizada que preserva as características anatômicas das cicadáceas. Na área da paleobiologia, esse fóssil é muito importante, pois ele permite indicar que todo o grupo de cicas surgiu antes do que se imaginava”, explica o pesquisador.

O estudo foi realizado pela Universidade do Vale do Taquari – Univates, em parceria com o Museu de História Natural Senckenberg, em Frankfurt, na Alemanha, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS).


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

Imagens da Iratinia australis – Spiekermann et al., Review of Palaeobotany and Palynology, 2021 

- Patrocinado -

Últimas

Estilo de vida leva jovens de até 30 anos apresentarem risco cardíaco

Adultos entre 18 a 39 anos, 7,3% já apresentam...

Anvisa alerta para riscos de canetas emagrecedoras manipuladas

Agência emitiu alerta sobre compra e consumo desses medicamentos Popularizadas...

Mortalidade infantil caiu 33% nos últimos 25 anos no Estado de São Paulo

Em 2000, para cada mil bebês paulistas nascidos vivos,...

Estilo de vida leva jovens de até 30 anos apresentarem risco cardíaco

Adultos entre 18 a 39 anos, 7,3% já apresentam hipertensão, diz estudo Homens jovens entre 20 e 30 anos já estão apresentando fatores de risco...

Anvisa alerta para riscos de canetas emagrecedoras manipuladas

Agência emitiu alerta sobre compra e consumo desses medicamentos Popularizadas por influenciadores e celebridades, as chamadas canetas emagrecedoras, como Mounjaro e Ozempic, vêm sendo cada...

Mortalidade infantil caiu 33% nos últimos 25 anos no Estado de São Paulo

Em 2000, para cada mil bebês paulistas nascidos vivos, outros 17 morriam Um estudo da Fundação Seade mostra que a mortalidade infantil no Estado de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.