No menu items!
30.8 C
São Paulo
sexta-feira, 26 dezembro, 2025

Cientistas brasileiros encontram fóssil de 280 milhões de anos

O fóssil encontrado é da planta cicadácea (ordem Cycadales). Essa linhagem sobreviveu a três extinções em massa que aconteceram nos últimos 280 milhões de anos, causando, inclusive a extinção dos dinossauros


Imagine encontrar o fóssil de uma planta de 280 milhões de anos?

Isso aconteceu recentemente em Rio Claro, no interior de São Paulo. O local, há milhões de anos atrás, era considerado o supercontinente Gondwana, segundo a descoberta científica publicada recentemente na revista Review of Paleobotany and Palynology.  

O fóssil encontrado é da planta cicadácea (ordem Cycadales). Essa linhagem sobreviveu a três extinções em massa que aconteceram nos últimos 280 milhões de anos, causando, inclusive a extinção dos dinossauros.

De acordo com um dos pesquisados do estudo, o professor André Jasper, pesquisador da Universidade do Vale do Taquari – Univates, essa descoberta é a prova de que a ciência acontece através do tempo e necessita de recursos.

“O material encontrado é o mais antigo exemplar de madeira fossilizada que preserva as características anatômicas das cicadáceas. Na área da paleobiologia, esse fóssil é muito importante, pois ele permite indicar que todo o grupo de cicas surgiu antes do que se imaginava”, explica o pesquisador.

O estudo foi realizado pela Universidade do Vale do Taquari – Univates, em parceria com o Museu de História Natural Senckenberg, em Frankfurt, na Alemanha, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS).


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

Imagens da Iratinia australis – Spiekermann et al., Review of Palaeobotany and Palynology, 2021 

- Patrocinado -

Últimas

Tecnologia de monitoramento pode ajudar a evitar perdas de água tratada

Levantamento nacional aponta bilhões de metros cúbicos perdidos ao...

Centro Olímpico é novo atrativo do Vai de Roteiro

Visitas guiadas gratuitas apresentam ao público a estrutura esportiva...

Brasil dobra consumo de ultraprocessados em 40 anos

Uma coletânea de artigos publicada na revista científica The...

Tecnologia de monitoramento pode ajudar a evitar perdas de água tratada

Levantamento nacional aponta bilhões de metros cúbicos perdidos ao ano O Brasil desperdiça, todos os dias, um volume de água tratada equivalente a 6.346 piscinas...

Centro Olímpico é novo atrativo do Vai de Roteiro

Visitas guiadas gratuitas apresentam ao público a estrutura esportiva e a formação de atletas de alto rendimento na capital paulista A Prefeitura de São Paulo...

Brasil dobra consumo de ultraprocessados em 40 anos

Uma coletânea de artigos publicada na revista científica The Lancet aponta um crescimento expressivo no consumo de alimentos ultraprocessados em diversas regiões do mundo....

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.