No menu items!
18.9 C
São Paulo
sexta-feira, 14 novembro, 2025

Cidade de São Paulo tem menor índice de abandono escolar da década na rede municipal de ensino

Taxa caiu para 0,6% em 2024, resultado de programas como Mães Guardiãs, Busca Ativa e Estudante Presente

A cidade de São Paulo alcançou o menor índice de abandono escolar da última década entre estudantes da rede municipal de ensinos Fundamental e Médio, com 0,6% dos alunos deixando a escola, segundo o Censo Escolar 2024. Em 2014, a taxa era de 1,9%. Atualmente, mais de 437 mil alunos estão matriculados nesses dois ciclos. A Rede Municipal de São Paulo tem, no total, mais de 1 milhão de estudantes.

Em comparação, os dados nacionais mais recentes do Inep (2021) apontam taxas de 5,9% no Ensino Médio e 2,3% no Fundamental, enquanto São Paulo registrava, no mesmo ano — o primeiro da gestão de Ricardo Nunes —, índices de 2,8% e 0,9%, respectivamente. Desde então, os números vêm caindo de forma consistente.

O avanço é reflexo direto das políticas implementadas pela Prefeitura para garantir o direito à aprendizagem e a permanência dos estudantes. Entre as principais ações estão o Programa Mães Guardiãs, ampliado de 70 para 5 mil vagas; o Busca Ativa Escolar, em parceria com o Unicef; e o Programa Estudante Presente Transforma Futuros, desenvolvido com a Unesco. As iniciativas reforçam a conexão entre escola, família e território, permitindo identificar e reverter rapidamente casos de afastamento escolar.

“A queda reflete o trabalho diário de busca ativa, acolhimento e acompanhamento das nossas equipes em cada território”, destaca o secretário municipal de Educação, Fernando Padula. “Garantir que os estudantes permaneçam na escola é um compromisso de toda a cidade — e é isso que faz a diferença na aprendizagem e no futuro das nossas crianças e jovens.”

Além das políticas de engajamento, a Prefeitura vem ampliando os investimentos em Educação. O orçamento de R$ 22,9 bilhões em 2025 deve crescer 16% em 2026, chegando a R$ 26,5 bilhões. Esses recursos fortalecem áreas como atendimento psicossocial (NAAPA), reforço pedagógico, segurança alimentar, material e uniforme escolar, além do Transporte Escolar Gratuito (TEG), garantindo condições para que cada criança e jovem permaneça estudando.

O abandono escolar ocorre quando o aluno deixa de frequentar as aulas durante o ano letivo, mas pode retornar no ciclo seguinte. Já a evasão é o rompimento definitivo do vínculo com a escola.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Prefeitura amplia ações do Novembro Azul e reforça atendimento à saúde dos homens

Mutirões nas UBSs, aumento de diagnósticos e novas estratégias de cuidado reforçam a prevenção e o tratamento do câncer de próstata na capital Ao longo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.