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quarta-feira, 27 novembro, 2024

Cidade de São Paulo alcança os 200 km de Faixa Azul

Nova sinalização, que proporciona mais segurança aos motociclistas, soma mais 31,64 km implantados no mês de agosto. Capital totaliza 200,3 km em mais de 34 vias

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), ativou nesta segunda-feira (2/9) mais 31,64 km de Faixa Azul em 8 novos trechos. Assim, a cidade chega aos 200,3 km de faixas azuis implantadas, desde 2022, em importantes vias. Assim, diariamente, 500 mil motociclistas serão beneficiados em seus deslocamentos.

A marca foi celebrada com um evento na Praça Vila Rubi, no dia 02 de setembro às 10 horas, na região da Capela do Socorro, e contou com a presença de Hemilton Inouye, presidente da CET; do líder do SindiMotoSP, Gilberto Almeida dos Santos, o Gil; dos secretários Edson Aparecido (Governo) e Celso Gonçalves (Mobilidade e Trânsito); e do político local Antônio Goulart.

O eixo Norte-Sul, sentido Santana, recebe a Faixa Azul em quatro trechos que, juntos, somam 8,44 km. No sentido Aeroporto, dois novos trechos somam 1 km. As avenidas Senador Teotônio Vilela e Escola Politécnica recebem as maiores extensões do mês, com 12,5 km e 9,7 km, respectivamente.

Dessa forma, a gestão cumpre com antecipação o objetivo de implantar 200 km de Faixa Azul na cidade até o fim de 2024, registrada como meta 83 do Plano de Metas 2021/2024.

“A gente chega em 200 km da faixa azul com muita alegria e com muito empenho por parte da CET, por parte da Prefeitura, com todo o trabalho que foi desenvolvido. Um trabalho técnico que tem muitos resultados positivos. A aceitação por parte tanto do motociclista quanto do motorista está acima de 95%, é uma unanimidade, é uma solução revolucionária que a gente está apresentando para diversas cidades do País”, disse Hemilton Inouye, Diretor-Presidente da CET.

Faixa Azul
O projeto-piloto da Faixa Azul foi criado por profissionais da CET das áreas de Segurança Viária, da Sinalização e do Planejamento e Projetos e Operacional. Inspirado em experiências anteriores e também internacionais. O objetivo foi reorganizar o espaço viário proporcionando mais segurança aos motociclistas e harmonizando a convivência entre os modais.

A Faixa Azul é baseada em dois princípios de segurança viária: Visão Zero e Sistemas Seguros. A Visão Zero é uma abordagem em que nenhuma morte no trânsito deve ser aceita – todas são evitáveis. Já o Sistema Seguro é uma forma de projetar o viário público de forma a evitar que os erros e distrações de condutores e pedestres possam causar ferimentos graves ou mortes.

A Av. 23 de Maio, no sentido Aeroporto, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad (Cebolinha) foi o primeiro trecho do projeto-piloto, que foi autorizado e vem sendo acompanhado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) desde sua implantação em 25 de janeiro de 2022. A via foi escolhida, principalmente, em razão dos 50 mil motociclistas que passam por ela todos os dias e pelo fato de que em 78% dos sinistros envolverem motos.

“A gente começou com a Avenida dos Bandeirantes e também na 23 de Maio, que foram estudos importantes para que a gente pudesse convencer o Senatran a aumentar as autorizações de acordo com o sucesso da implantação. Ali nós pudemos constatar que houve uma redução do índice de morte e no índice de acidentes no primeiro ano de faixa azul nesses locais”, disse Celso Gonçalves, Secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito.


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