Pandemia impulsionou o tráfego de ciclistas
Durante a pandemia, criou-se a preocupação de enfrentar o transporte público devido os riscos de contágio do Coronavírus, e alinhando com o crescente aumento do preço nos combustíveis, resultou no crescente aumento do uso de bicicletas pelas cidades brasileiras.
Por aqui em São Paulo, foi registrado um considerado aumento no fluxo da ciclovia da Marginal Pinheiros. Ela foi inaugurada em 2010, em 2019 chegou a ter uma média de 17 mil ciclistas mensais, mas segundo levantamento feito pelo Jornal Nacional, da TV Globo, esse número aumentou quase dez vezes depois da pandemia.
Um dos grandes saltos de fluxo se dá pela abertura do público geral para usar a ciclovia. Originalmente, a ciclovia da Marginal Pinheiros era utilizada somente por funcionários da companhia de Metrô da Linha 9-Esmeralda, usando as bicicletas para trafegarem entre uma estação e outra.
Depois de aberta ao público, a ciclovia já contabilizou mais de 6 milhões de ciclistas que já pedalaram por lá, seja por uso recreativo, para ir trabalhar, ou conhecer as Zonas Sul e Oeste via pedal.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]