No menu items!
25.9 C
São Paulo
quinta-feira, 20 junho, 2024

CEU Capão Redondo ganha minifloresta com o apoio do projeto Formigas de Embaúba

Comunidade recebe mudas para serem plantadas e cultivadas


O CEU Capão Redondo, localizado na zona sul, e a ONG Formigas de Embaúba, que leva educação ambiental às escolas públicas, desenvolveram um projeto de restauração ecológica e de educação ambiental para o plantio de uma minifloresta da mata atlântica.

Durante o projeto, os alunos aprendem a plantar e cuidar da natureza, com o objetivo de sensibilizar as novas gerações para a urgência da regeneração dos ecossistemas e trazer as salas de aula para o ar livre, conectando as crianças com a natureza.

Dessa forma, esses espaços contribuem para que as áreas verdes melhorem a saúde das pessoas, criem corredores de biodiversidade na cidade, reduzam as ilhas de calor, melhore a qualidade do ar, entre outros benefícios.

Além do CEU Capão Redondo, outros CEUs da capital receberam as miniflorestas e os criadores pretendem estender para todas as escolas da Rede Municipal. O programa inclui, ainda, uma formação destinada aos educadores que mostra como iniciar os plantios nas unidades escolares.

O programa conta com vivências ao ar livre, com atividades pedagógicas com os estudantes que iniciam com o diagnóstico da terra e a limpeza da área e do terreno, para que possam se familiarizar com o bioma, clima, qualidade do solo, flora, fauna e curso da água.

Em seguida, as vivências abordam o tema das mudanças climáticas com roda de conversa, para que possam se familiarizar com as mudas que serão plantadas e uma atividade produzida com tinta feita com a terra.

No último passo, os estudantes junto com a comunidade plantam as sementes e aguardam o crescimento da plantação. Após o crescimento, voluntários ajudam com a preservação do espaço verde e colaboram com a limpeza, para que a comunidade mantenha o cuidado com o que foi plantado e semeado.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

A regulação das redes sociais e fake news no Brasil

A regulação das redes sociais e o combate às fake news tornaram-se tópicos centrais no Brasil. Com o avanço das tecnologias digitais e o...

Junho verde – Fuplastic apoia valorização do plástico nacional e da agenda brasileira para combate à poluição

Produção de plástico deve triplicar até 2060. Indústria prevê ressignificar 6 milhões de quilos este ano O Brasil, como um dos maiores países em extensão...

São Paulo teve o maio mais quente em 81 anos, é o que informa o último boletim do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet)

Em 17 dos 31 dias de maio, a temperatura máxima superou os 29°C De acordo com o dado divulgado no último sábado (8), o mês...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui