No menu items!
22.8 C
São Paulo
terça-feira, 21 maio, 2024

CET oferece Curso de Pilotagem Segura para motociclistas

Mais de 15 mil alunos já participaram das aulas gratuitas de forma presencial ou online; saiba como participar


Foi durante um evento familiar que o mecânico aposentado Jorge Marcos Vigo Langrafi, 62 anos, ficou sabendo do Curso de Pilotagem Segura, promovido pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). O treinamento é disponibilizado gratuitamente desde 1998, quando houve aumento significativo de motocicletas no trânsito de São Paulo.

“Me inscrevi por curiosidade. Mas saí muito impressionado com a quantidade de informações passadas e a paciência dos professores, tanto na teoria quanto na prática”, afirma Langrafi ao Expresso Bairros. “Me abriu um leque de novas visões para o trânsito atual e a realidade de São Paulo, nossa cidade.”

O mecânico optou pelo curso presencial, composto por dois dias intensos, um de teoria e outro de prática. Neste formato, os alunos têm a oportunidade de praticar os conceitos aprendidos por meio de atividades contextualizadas e exercícios para fixação.

Langrafi enfatiza a importância das aulas para se livrar de vícios ao dirigir. “Praticamos a parada brusca sem apertar a embreagem — o que é muito desafiador para quem já está acostumado a dirigir usando esses comandos. Isso me ajudou a acabar com a crença limitante de que eu não posso deixar a moto morrer. A moto pode morrer, sim. Eu que não posso correr o risco de machucar uma pessoa”, conclui.

O curso

O curso é dividido em quatro módulos, abrangendo o histórico da motocicleta desde seus primórdios até os dias de hoje, além de destacar a importância dos equipamentos de segurança. Nas aulas, também são abordadas estratégias para evitar acidentes, como manter distância segura, lidar com condições adversas e compreender os riscos do trânsito.

Além das aulas presenciais, há o formato online, criado em 2010. A modalidade contempla todos os conteúdos do presencial, e os tutores são os mesmos. A principal diferença está na parte prática. No presencial, o aluno participa de aulas em uma pista de treinamento com motocicletas da CET. No entanto, quem concluiu o curso à distância pode complementá-lo fazendo a parte prática na mesma pista de treinamento.

Desde 1998 até hoje, 11.137 alunos já fizeram o Curso de Pilotagem Segura presencial, enquanto 4.438 motociclistas concluíram no formato de ensino à distância. O presencial tem duração de 16 horas, sendo oito horas de teoria e oito horas de prática, enquanto o curso EaD são oito horas, que podem ser cursadas em duas semanas. 

As inscrições podem ser feitas pelo site da CET (http://www.cetsp.com.br/consultas/educacao/ensino-a-distancia/inscricao-ps.aspx). Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 3871-8625 ou por e-mail [email protected].


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Aquático-SP é inaugurado e deve beneficiar 385 mil moradores da Zona Sul

Na operação assistida, das 10h às 16h, a expectativa...

CEU Campo Limpo terá extensão de Etec no segundo semestre de 2024

Cursos técnicos serão administrados pelo Centro Paula Souza O CEU...

Festival Sesc Culturas Negras apresenta mais de 80 atividades em 27 unidades

A programação reforça as celebrações do dia 25, Dia...

Aquático-SP é inaugurado e deve beneficiar 385 mil moradores da Zona Sul

Na operação assistida, das 10h às 16h, a expectativa é atender 3 mil passageiros por dia com os dois barcos O Aquático-SP, primeiro transporte hidroviário...

CEU Campo Limpo terá extensão de Etec no segundo semestre de 2024

Cursos técnicos serão administrados pelo Centro Paula Souza O CEU Campo Limpo ganhará a extensão da Etec Carolina Carinhato Sampaio, com o curso de Recursos...

Festival Sesc Culturas Negras apresenta mais de 80 atividades em 27 unidades

A programação reforça as celebrações do dia 25, Dia Mundial da África Divulgação foto André Frutuôso Entre os dias 22 e 26 de maio, acontece o...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui