No menu items!
18.5 C
São Paulo
quinta-feira, 18 dezembro, 2025

Casos de doenças respiratórias aumentam com queda nas temperaturas

Todas essas doenças têm em comum sintomas respiratórios como tosse, coriza e nariz entupido


Os casos de problemas respiratórios aumentam com a chegada do período de baixas temperaturas, tempo seco e maior amplitude térmica. Doenças como gripe, Covid-19, rinite e sinusite podem ser confundidas por causa da similaridade de alguns dos sintomas.

“As principais doenças que aumentam com o clima frio são as doenças respiratórias. E outras manifestações também que surgem como complicação dessas doenças, como as infecções, as pneumonias, as bronquiolites. Isso se deve ao frio e ao clima seco, que dificultam a dispersão de poluentes e faz com que as pessoas, principalmente alérgicas, sofram nesta época do ano”, afirma a médica alergista Fátima Rodrigues Fernandes, diretora do Serviço de Alergia e Imunologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE).

Todas essas doenças têm em comum sintomas respiratórios como tosse, coriza e nariz entupido. É importante saber diferenciar as doenças para que seja feita a administração correta do tratamento.

Gripe: A gripe, ou influenza, é causada pelo vírus da gripe, que possui centenas de mutações e é uma doença respiratória sazonal. Os sintomas incluem febre, dores musculares, dor de garganta, dor de cabeça, nariz escorrendo e fadiga, muitas vezes acompanhada de tosse inicialmente seca e depois com secreção. Alguns pacientes podem apresentar quadros de vômitos e diarréia.

Covid-19: A Covid-19 é uma doença infecciosa altamente contagiosa, causada pelo vírus SARS-CoV-2, que pode variar de leve a grave e que pode levar à morte. Os sintomas mais comuns incluem dor de garganta, febre, dor de cabeça e dor no corpo. Outros sinais são fadiga, coriza, perda do paladar, do olfato e dificuldade para respirar.

Rinite: A rinite é uma condição inflamatória nasal que pode ser causada por alergias ou infecções virais. Os sintomas incluem nariz entupido, coceira nasal, coriza e espirros. A rinite alérgica pode ser tratada com anti-histamínicos e lavagem nasal com soro fisiológico, além de controle ambiental dos alérgenos.

Sinusite: Já a sinusite é uma inflamação dos seios nasais que pode ser causada por infecções bacterianas ou virais. Os sintomas incluem dor de cabeça, dor facial, nariz entupido, coriza e febre. A sinusite bacteriana pode ser tratada com antibióticos, enquanto a sinusite viral geralmente desaparece por conta própria.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Prefeitura fortalece rede municipal de saúde para apoio a cuidadores de familiares

Iniciativas incluem rodas de conversa, suporte emocional, acompanhamento profissional...

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

Por Thomas Law A tecnologia está redefinindo a infância. Redes...

Brasil lidera em consciência sobre reciclagem, mas fica entre os últimos na prática

É o que aponta os dados do estudo "ESG Trends 2025" O Brasil aparece no topo do ranking global quando o assunto é a consciência...

Prefeitura fortalece rede municipal de saúde para apoio a cuidadores de familiares

Iniciativas incluem rodas de conversa, suporte emocional, acompanhamento profissional e ações voltadas ao bem-estar de quem cuida A rotina da aposentada Sandra Regina Mateus Rodrigues,...

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

Por Thomas Law A tecnologia está redefinindo a infância. Redes sociais, jogos online e sistemas de inteligência artificial fazem parte da rotina das novas gerações,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.