No menu items!
20 C
São Paulo
sexta-feira, 29 março, 2024

Casa Guilherme de Almeida realiza a 6ª Mostra Futuro do Cinema Brasileiro

Núcleo cinematográfico do Museu abre espaço para novos talentos do ramo. A inscrição dos curtas-metragens e as sessões para o público são gratuitas


Realizadores (as) independentes de todo o país interessados (as) em divulgar suas produções audiovisuais podem participar da 6º Mostra Futuro do Cinema Brasileiro, inscrevendo suas obras até o dia 20 de novembro. A pessoa responsável pela inscrição deve enviar o link do curta-metragem para o e-mail [email protected]. Todo o processo é gratuito. Realizada pelo Núcleo Cinematographos de Estudo de Cinema da Casa Guilherme de Almeida, a Mostra busca viabilizar um caminho de divulgação das produções de novos talentos do audiovisual nacional.

A divulgação dos curtas selecionados acontecerá no dia 30 de novembro, no site da Casa Guilherme de Almeida, integrante da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis. As pessoas responsáveis pelas obras selecionadas deverão enviar uma cópia do curta para o mesmo e-mail de inscrição até o dia 5 de dezembro. Para mais informações sobre as características exigidas para os vídeos clique aqui .

O critério de seleção dos curtas levará em consideração a originalidade, a relevância do tema e a excelência artística da obra. Podem participar realizadores em fase de formação (estudantes) de qualquer área do conhecimento e realizadores independentes, desde que não tenham dirigido nenhum longa-metragem até o momento da seleção.

Serão aceitas obras de no máximo 15 minutos de duração com um minuto de tolerância para os créditos, de tema livre (incluindo animações e documentários), realizadas entre os anos de 2019 e 2021. Cada realizador(a) poderá participar com quantos filmes quiser, porém somente um filme por realizador(a) será selecionado.

O(a) realizador(a) do filme vencedor será premiado(a) com a nova edição da Enciclopédia do cinema brasileiro e duas coleções de filmes da Versátil Home Vídeo de consagrados diretores brasileiros.

A Mostra foi criada em 2015, e é uma das atividades do Núcleo Cinematographos de Estudo de Cinema, que, baseando-se na atividade de Guilherme de Almeida como crítico cinematográfico e roteirista de filmes, também oferece um Programa de Estudos de Cinema e cursos breves sobre diversos segmentos nessa área.

Sessões gratuitas na Sala Cinematographos

Na 6ª edição, os curtas-metragens selecionados serão exibidos na Sala Cinematographos, no Anexo da Casa Guilherme de Almeida, no bairro Sumaré, em São Paulo (SP), no dia 11 de dezembro, sábado, das 15h às 18h, e, simultaneamente, veiculados no Zoom, a partir da inscrição prévia dos espectadores interessados, aberta até o dia 9 de dezembro pelo site do museu ( aqui).

Para assistir as sessões gratuitas e presencialmente, o público precisa fazer a inscrição neste link também até 9/12. Respeitando os protocolos de saúde para evitar a transmissão de Covid-19, serão oferecidos 20 lugares para a plateia.

Os integrantes das equipes realizadoras das produções audiovisuais também participarão de uma conversa com os espectadores, para destacar os processos criativos adotados e as expectativas relacionadas ao futuro do setor cinematográfico no Brasil.

Serviço

6º Mostra Futuro do Cinema Brasileiro

Período de inscrição: 29 de outubro a 20 de novembro de 2021

Como se inscrever: O responsável pela inscrição do filme deve enviar para o e-mail [email protected] o link do curta-metragem em qualquer plataforma de vídeo.

Data da divulgação dos curtas selecionados: 30 de novembro. As pessoas responsáveis pelas obras selecionadas deverão enviar cópia do curta em alta resolução via link de transferência para o e-mail [email protected] até 5 de dezembro de 2021

Data da Mostra – exibições dos curtas na Sala Cinematographos:

11 de dezembro de 2021, sábado, das 15h às 18h

Inscrição até o dia 9 de dezembro ou até o preenchimento total das vagas – clique aqui

20 vagas presenciais | 300 vagas via Zoom
Grátis

Casa Guilherme de Almeida


ANEXO – Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Sumaré, São Paulo/SP
MUSEU – R. Macapá, 187 – Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo | Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.
Programação gratuita

Tel.: 11 3673-1883 | 3803-8525 | 3672-1391 | 3868-4128 | E-mail: [email protected][email protected]
Agende sua visita para as exposições e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site .

Funcionamento:
Terça a domingo, das 10h às 18h

O restante das atividades continua virtual e outras híbridas. Acesse a programação no site do museu ou no hotsite +Cultura .

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Centro de Referência Casa da Mulher Capão Redondo tem endereço novo

Equipamento da Prefeitura atende mulheres vítimas de violência na zona Sul há oito anos O Centro de Referência Casa da Mulher (CRCM) Maria de Lurdes...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui