No menu items!
30.6 C
São Paulo
segunda-feira, 29 abril, 2024

Carros elétricos: novas regras do Corpo de Bombeiros geram polêmica e podem inviabilizar expansão da frota

Incêndios em carros elétricos são raros e especialista alerta que o maior risco são as instalações inadequadas

O Corpo de Bombeiros de São Paulo lançou uma consulta pública visando criar uma regulamentação para vagas e carregadores de carros elétricos. A consulta pública da minuta do Parecer de “Ocupações com estações de recarga para veículos elétricos” funcionará por 30 dias a contar da publicação no dia 5 de abril, no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Entre as propostas estão regulamentações técnicas para a instalação de carregadores e segurança estrutural, como equipamentos que desliguem os carregadores de forma manual estando entre 20 e 40 metros do aparelho, a presença de extintores e sinalizações de perigo.

Os pontos mais polêmicos da proposta estão nas vagas. Uma alternativa apresentada é o distanciamento do carro elétrico em um ponto de carregamento em cinco metros de qualquer outro veículo. Há também a alternativa de fazer paredes corta-fogo entre os veículos. Em garagens cobertas, a proposta é também instalar chuveiros automáticos (Sprinkler) com detectores de fumaça. Há ainda a alternativa de chuveiros individuais desde que a vaga seja cercada por parede corta-fogo até o teto. A proposta também quer proibir carregadores em estacionamentos onde os carros ficam em área de difícil acesso.

Caso seja aceito, o parecer dá prazo de um ano para que as adequações sejam feitas. Edifícios já licenciados para ter carregadores precisariam atualizar os pareceres, mesmo que já estejam adequados.

A portaria do Corpo de Bombeiros, caso aprovada, elevaria as demandas de custo e espaço para a instalação de novos pontos de recarga, assim como para adequação dos existentes. O pior caso ficaria para instalação de pontos de recarga caseiros em prédios residenciais (não se fala sobre casas), que ficariam praticamente inviabilizados. Em estacionamentos particulares e prédios comerciais a maior ocupação de espaço e o custo elevado seriam entraves para a instalação de pontos de recarga.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

ARTIGO | Discriminação contra mulheres no ambiente de trabalho: desafios e perspectivas

No cenário contemporâneo, a participação feminina no mercado de...

Prefeitura leva negócios acelerados para um dos maiores eventos de tecnologia do mundo

Empreendedores tiveram a oportunidade de conhecer investidores de diversas...

CEUs de São Paulo possuem cerca de 1500 vagas para cursos técnicos gratuitos

Inscrições estão abertas até 9 de maio e interessados...

ARTIGO | Discriminação contra mulheres no ambiente de trabalho: desafios e perspectivas

No cenário contemporâneo, a participação feminina no mercado de trabalho é uma realidade inegável. No entanto, mesmo com avanços significativos, a discriminação contra as...

Prefeitura leva negócios acelerados para um dos maiores eventos de tecnologia do mundo

Empreendedores tiveram a oportunidade de conhecer investidores de diversas áreas Entre os dias 15 e 18 de abril, a Prefeitura de São Paulo esteve presente...

CEUs de São Paulo possuem cerca de 1500 vagas para cursos técnicos gratuitos

Inscrições estão abertas até 9 de maio e interessados devem participar do Vestibulinho da ETEC - 2º Semestre de 2024 Um convênio entre a Secretaria...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui