No menu items!
21.5 C
São Paulo
terça-feira, 18 novembro, 2025

Carros elétricos: novas regras do Corpo de Bombeiros geram polêmica e podem inviabilizar expansão da frota

Incêndios em carros elétricos são raros e especialista alerta que o maior risco são as instalações inadequadas

O Corpo de Bombeiros de São Paulo lançou uma consulta pública visando criar uma regulamentação para vagas e carregadores de carros elétricos. A consulta pública da minuta do Parecer de “Ocupações com estações de recarga para veículos elétricos” funcionará por 30 dias a contar da publicação no dia 5 de abril, no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Entre as propostas estão regulamentações técnicas para a instalação de carregadores e segurança estrutural, como equipamentos que desliguem os carregadores de forma manual estando entre 20 e 40 metros do aparelho, a presença de extintores e sinalizações de perigo.

Os pontos mais polêmicos da proposta estão nas vagas. Uma alternativa apresentada é o distanciamento do carro elétrico em um ponto de carregamento em cinco metros de qualquer outro veículo. Há também a alternativa de fazer paredes corta-fogo entre os veículos. Em garagens cobertas, a proposta é também instalar chuveiros automáticos (Sprinkler) com detectores de fumaça. Há ainda a alternativa de chuveiros individuais desde que a vaga seja cercada por parede corta-fogo até o teto. A proposta também quer proibir carregadores em estacionamentos onde os carros ficam em área de difícil acesso.

Caso seja aceito, o parecer dá prazo de um ano para que as adequações sejam feitas. Edifícios já licenciados para ter carregadores precisariam atualizar os pareceres, mesmo que já estejam adequados.

A portaria do Corpo de Bombeiros, caso aprovada, elevaria as demandas de custo e espaço para a instalação de novos pontos de recarga, assim como para adequação dos existentes. O pior caso ficaria para instalação de pontos de recarga caseiros em prédios residenciais (não se fala sobre casas), que ficariam praticamente inviabilizados. Em estacionamentos particulares e prédios comerciais a maior ocupação de espaço e o custo elevado seriam entraves para a instalação de pontos de recarga.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Prefeitura entrega terceira etapa do Parque Linear Cantinho do Céu, no Grajaú

Foram investidos mais de R$ 9 milhões em obras...

Quando a justiça climática esquece das pessoas com deficiência

Por André Naves Foi dada a largada para a 30ª...

Prefeitura recicla 10 toneladas de óleo em mais uma ação de preservação ao meio ambiente

Arrecadação do produto usado é feita nos equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional do município em parceria com a Viva Terra Em mais uma ação...

Prefeitura entrega terceira etapa do Parque Linear Cantinho do Céu, no Grajaú

Foram investidos mais de R$ 9 milhões em obras de urbanização, lazer e meio ambiente no entorno da represa Billings A Prefeitura de São Paulo...

Quando a justiça climática esquece das pessoas com deficiência

Por André Naves Foi dada a largada para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Belém, no coração da Amazônia, está recebendo líderes...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.