No menu items!
23.1 C
São Paulo
segunda-feira, 16 junho, 2025

Capital registra queda de 32% nos casos de dengue

A redução é observada no número de ocorrências confirmadas no início de maio em comparação com abril

A cidade de São Paulo apresenta uma queda de 32% no número de casos de dengue, evidenciada pelos dados por semana epidemiológica, com base no início dos sintomas. A doença apresenta um padrão sazonal, concentrando a maioria das ocorrências no primeiro semestre, com maior incidência entre os meses de fevereiro e abril. Na semana 18 (de 27/4/2025 a 03/5/2025) o número caiu para 3.145 casos; na semana 14 (de 30/3/2025 a 05/4/2025) foram confirmadas 4.624 ocorrências.

Essa diminuição é atribuída a uma série de medidas da Prefeitura, que atua ativamente no combate ao mosquito transmissor da dengue. “Esses resultados são consequência direta do trabalho feito diariamente nos territórios de domingo a domingo, principalmente nas áreas com maior número de casos”, declara o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

O monitoramento do cenário epidemiológico é constante e, em 2025, já foram realizadas mais de 5,9 milhões de ações de combate, incluindo visitas domiciliares, bloqueio de criadouros, nebulizações, aplicação de larvicidas em pontos estratégicos e com drones em locais de difícil acesso, além de campanhas educativas para conscientização da população.

Somente no mês de maio, mais de 118 mil imóveis foram visitados em ações de bloqueios de criadouros e mais de 7.400 quarteirões passaram por nebulizações. As atividades de intensificação do combate aconteceram em todas as regiões da capital, com foco nos distritos administrativos (DAs) com maior incidência da doença. “É fundamental lembrar que a maior parte dos criadouros está dentro das casas, por isso o poder público precisa contar com o apoio de toda a população. Mesmo com a redução, não podemos cessar os cuidados”, reforça a coordenadora de Vigilância em Saúde, Mariana de Souza Araújo.

Vacinação

Desde o início da imunização, em abril de 2024, até o momento, já foram aplicadas 555.460 doses da vacina contra a dengue, sendo 368.669 primeiras doses (D1) e 186.791 segundas doses (D2). A cobertura vacinal da D1 está em 54,95%, e da D2 em 27,84%.

A vacina está disponível em todas as unidades de saúde da capital para a população de 10 a 14 anos de idade. O imunizante segue o esquema de duas doses, com intervalo de três meses. A população elegível pode encontrar a unidade mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Hospital Municipal Gilson de Cássia Marques de Carvalho completa 10 anos com 12 mil pacientes oncológicos atendidos

Hospital é a única unidade pública municipal de referência no tratamento de câncer, garantindo assistência de alta complexidade Inaugurado em 10 de junho de 2015,...

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil: mais de 1,6 milhão de crianças e adolescentes são submetidos à situação de trabalho no Brasil

ChildFund Brasil atua na proteção de crianças, jovens e adolescentes e conduz iniciativas que incentivam o desenvolvimento integral e previnem o trabalho infantil Entre os...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.