No menu items!
21.6 C
São Paulo
sexta-feira, 2 janeiro, 2026

Capital registra queda de 13% nas mortes no trânsito em março

Na comparação de todo o primeiro trimestre com o mesmo período do ano passado, redução no número de sinistros é de 11%, de acordo com dados do Infosiga

O trânsito brasileiro é um dos grandes problemas de gestão pública no país. Isso porque os números de acidentes e mortes são alarmantes. Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), sob dados divulgados em 2023, a taxa de mortalidade no trânsito aumentou 2,3%, com mais de 390 mil óbitos em acidentes com meios de transporte terrestres.

Os números são ainda mais preocupantes quando analisados as mortes envolvendo motocicletas, que dobraram em 30% em 2023 com relação à última década. Com isso, é possível constatar que o país vive uma epidemia de mortes no trânsito. No entanto, há indícios de pequenas melhoras.

Cidade com a maior frota automotiva do país, de 7,3 milhões de veículos ativos, São Paulo viu o número de mortes no trânsito cair 13% em março, na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com dados do Infosiga, plataforma de estatísticas viárias gerenciada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Em números absolutos, os óbitos recuaram de 89 para 77 na capital, em doze meses.

Também se verifica redução na comparação entre o primeiro trimestre deste ano e igual período de 2024. De janeiro a março, 208 vidas foram perdidas nas vias de São Paulo, ante 220 no mesmo intervalo do ano passado. O recuo é de 5%.

Quando se analisa a quantidade total de sinistros com vítimas, fatais ou não, a queda anualizada de um trimestre para outro, de 2024 a 2025, é de 11% — de 7.297 para 6.519. O meio de transporte que teve maior diminuição nas mortes foi o das bicicletas. De março de 2024 para março de 2025, a redução foi de 43%, de sete para quatro óbitos. No confronto entre os primeiros trimestres, a queda chega a 50% – 8 x 4.

Nos óbitos que envolvem automóveis, o recuo foi de 25%, tanto na comparação entre os meses quanto entres os intervalos de janeiro a março. No caso das motocicletas, modal que reúne o maior número de perdas no trânsito, a queda foi de 10% no cotejo entre os trimestres (109×98) e de 14% no confronto entre os meses de março (42×36).


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Anvisa alerta para riscos de canetas emagrecedoras manipuladas

Agência emitiu alerta sobre compra e consumo desses medicamentos Popularizadas...

Mortalidade infantil caiu 33% nos últimos 25 anos no Estado de São Paulo

Em 2000, para cada mil bebês paulistas nascidos vivos,...

São Paulo se destaca na formação de jovens no mercado do audiovisual e da tecnologia

Iniciativa da Prefeitura de São Paulo promove a capacitação...

Anvisa alerta para riscos de canetas emagrecedoras manipuladas

Agência emitiu alerta sobre compra e consumo desses medicamentos Popularizadas por influenciadores e celebridades, as chamadas canetas emagrecedoras, como Mounjaro e Ozempic, vêm sendo cada...

Mortalidade infantil caiu 33% nos últimos 25 anos no Estado de São Paulo

Em 2000, para cada mil bebês paulistas nascidos vivos, outros 17 morriam Um estudo da Fundação Seade mostra que a mortalidade infantil no Estado de...

São Paulo se destaca na formação de jovens no mercado do audiovisual e da tecnologia

Iniciativa da Prefeitura de São Paulo promove a capacitação em setores com alta na empregabilidade na Capital A Prefeitura de São Paulo realizou neste mês...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.