No menu items!
15.7 C
São Paulo
domingo, 13 julho, 2025

Capital Paulista tem mais de 50% de áreas verdes em seu território, indicam estudos

No Dia Mundial do Meio Ambiente, o prefeito Ricardo Nunes anunciou um importante dado de preservação ambiental na capital. Estudo realizado pela equipe de gestão de biodiversidade e parques municipais constatou que 54,13% do território paulistano são compostos de áreas verdes. A análise se baseou em imagens de satélite da Constelação Planet, através do Índice de Vegetação de Diferença Normalizada (Normalized Difference Vegetation – NDVI), disponíveis no Google Earth Engine (GEE).

O NDVI é um índice que varia de -1 a 1, onde valores entre -1 e 0 (zero) indicam vegetação sem atividade ou alvos não vegetais; valores entre 0 e 0,33 indicam vegetação com algum tipo de deficiência; valores entre 0,33 e 0,66 indicam vegetação moderadamente sadia; e valores entre 0,66 e 1 indicam vegetação muito sadia. Desses valores, florestas tendem a ter valores mais próximos de 1, enquanto gramas e vegetações mais espalhadas tendem a ter valores mais próximos de 0,33.

Foram computadas as áreas verdes totais por ano de 2017, 52,35% do município, 2021, 52,58% e 2022, 52,78%, e por mês de 2023 de janeiro, 53,33% a março, 54,13%. O relatório técnico dos estudos ainda está em desenvolvimento e será publicado em breve.

O crescimento notado entre 2017 e 2023 pode ser resultante de mais áreas verdes como gramados ou tetos verdes, não necessariamente de árvores ou florestas.

Garantir uma cidade mais verde é compromisso registrado no Plano Diretor Estratégico da cidade, que trouxe determinações e diretrizes para a elaboração dos chamados Planos Verdes. Os impactos relevantes para a adaptação da cidade são importantes dentro do Plano de Ação Climática do Município de São Paulo (Mata Atlântica, precisamos de você!) – importante instrumento que estabelece a adoção de medidas para tornar a cidade neutra na emissão de carbono até 2050.

Nesse sentido, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente trabalha incessantemente para garantir o acesso e melhoria dos espaços verdes da cidade, por meio da implantação e gestão dos parques e unidades de conservação municipais e do aumento da arborização urbana.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Parques Estaduais Urbanos de São Paulo viram palco de aventura e conexão com a natureza nas férias de julho

De oficinas criativas a trilhas sensoriais e avistamento de fauna, a programação especial convida famílias a explorar a rica biodiversidade urbana As férias de julho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.