No menu items!
16.6 C
São Paulo
sexta-feira, 19 abril, 2024

Capacetes de Respiração Assistida são utilizados em Hospital de SP

O aparelho visa auxiliar o processo respiratório, ofertando uma quantidade maior de oxigênio, para que os pacientes com insuficiência respiratória moderada e grave, causada por lesões pulmonares derivadas da Covid-19, possam se recuperar e, assim, evitar a intubação em Unidades de Terapia Intensiva


O Hospital Regional de Presidente Prudente “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo” iniciou nesta semana uma nova opção de tratamento respiratório em pacientes internados na enfermaria Covid da unidade. Trata-se de um Capacete de Respiração Assistida, chamado de Elmo.

Esse aparelho visa auxiliar o processo respiratório, ofertando uma quantidade maior de oxigênio, para que os pacientes com insuficiência respiratória moderada e grave, causada por lesões pulmonares derivadas da Covid-19, possam se recuperar e, assim, evitar a intubação em Unidades de Terapia Intensiva.

Segundo o supervisor de Fisioterapia da unidade, James Falconi Belchior, trata-se de um método bastante promissor e que já se mostra importante no tratamento contra a Covid-19.

“O Elmo busca aumentar os níveis de oxigenação arterial, evitando assim intubações e internações em UTIs. Alguns estudos mostram que com a utilização do Capacete de Respiração Assistida podemos reduzir em até 60% a necessidade de intubação e utilização de ventilação mecânica invasiva e isso é muito bom”, explica.

O fisioterapeuta ainda pontua que o Elmo já vem mostrando que será muito importante no tratamento desses pacientes. “Logo que nossa equipe de Fisioterapia foi treinada e toda a equipe multiprofissional orientada sobre o uso correto do Elmo, já o colocamos em uso. Nos primeiros atendimentos que fizemos com o equipamento, ele se mostrou muito eficaz e promissor e vem ampliar o aparato de enfrentamento da Pandemia em nosso hospital”, explica.

Como funciona o Elmo?

Esse dispositivo é feito de silicone e PVC, e tem por objetivo oferecer oxigênio em alto fluxo para o paciente. Durante sua utilização, ele envolve toda a cabeça do paciente e sua base veda a passagem de ar.

Uma vez com o capacete, é ofertado oxigênio e ar comprimido, gerando uma pressão positivo que ajuda os pacientes com dificuldades respiratórias.

“Estudos apontam que pode evitar a intubação em até 60% dos casos. Esse é um número promissor e esperamos alcançá-lo em nosso hospital”, pontua James.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Inscrições abertas para curso gratuito de tecnologia do Projeto Conecta Mundo

Oficinas oferecem 60 vagas para jovens que se interessem...

ARTIGO | Falta de isolamento elétrico no Brasil reflete aculturamento de negligência à segurança

Recentemente, o Brasil foi palco de um trágico acidente...

Inscrições abertas para curso gratuito de tecnologia do Projeto Conecta Mundo

Oficinas oferecem 60 vagas para jovens que se interessem em desenvolver um aplicativo com informações sobre o município onde vivem A tecnologia é tema central...

Gastos dos brasileiros com saúde crescem, com peso maior de remédio e exames no orçamento

Despesas de famílias e governo subiram para 9,7% do PIB em 2021, ante 8% em 2010. Envelhecimento da população e avanço da tecnologia explicam...

ARTIGO | Falta de isolamento elétrico no Brasil reflete aculturamento de negligência à segurança

Recentemente, o Brasil foi palco de um trágico acidente elétrico: João Vinícius Ferreira Simões, jovem de 25 anos, recebeu uma descarga elétrica em um...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui