No menu items!
13.6 C
São Paulo
sexta-feira, 4 julho, 2025

Câncer de pulmão: cerca de 20% dos pacientes continuam fumando durante ou após o tratamento oncológico

Hábito aumenta o risco de recidiva da neoplasia e afeta o resultado de terapias contra a doença

O tabagismo continua sendo a principal causa de câncer de pulmão no mundo. No Brasil, são estimados 32.300 novos casos da doença para este ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o que apenas reforça a importância de um olhar cuidadoso para os cânceres pulmonares – que ainda lideram o ranking das doenças oncológicas que mais matam todos os anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Contudo, além de todos os desafios, há ainda o panorama de pacientes que, por conta do vício, continuam fumando mesmo após o diagnóstico. “Geralmente, quando recebem a notícia, a maioria deles param de fumar. Mas, cerca de 15% a 20% continuam fumando durante ou após o tratamento, podendo resultar em um risco aumentado do câncer voltar ou ainda na diminuição da eficácia dos tratamentos oncológicos”, explica  William Nassib William Junior, líder nacional da especialidade tumores torácicos da Oncoclíncias&Co.

Ainda segundo o INCA, fumar durante o tratamento oncológico pode aumentar os efeitos colaterais das terapias, provocando uma redução na qualidade de vida do paciente. “O hábito também contribui para maiores chances de trombose, AVC e infarto nessa parcela”, acrescenta o oncologista.

Embora seja comprovado que cessar o tabagismo promove diversos benefícios, inclusive para quem já tem a doença, o oncologista ressalta que, sem ajuda, ainda é muito difícil deixar o vício. “O ideal é que o paciente oncológico pare de fumar definitivamente, mas sabemos que nem sempre essa é a realidade. Buscar aconselhamento especializado é o primeiro passo para tratar a dependência e, consequentemente, promover uma melhor qualidade de vida para quem está enfrentando ou já enfrentou o câncer”.

Entenda os benefícios de deixar fumar:

Em 2 horas: não há mais nicotina circulante no sangue

Em 24 horas: os pulmões já funcionam melhor, e os brônquios começam a limpar os resíduos deixados pelo fumo.

De 2 semanas a 3 meses: a circulação sanguínea melhora consideravelmente. Caminhar torna-se mais fácil e a função pulmonar melhora em até 30%.

Em 10 anos: o risco de sofrer um infarto será igual ao de quem nunca fumou. Redução dos riscos de câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, rim e pâncreas.

Em 15 anos: o risco de desenvolver câncer de pulmão pode igualar-se aos dos não fumantes.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

A jornada de trabalho infinita: o caos na saúde mental

Como empresas e profissionais podem sair disso A dedicação sem...

Programa Mananciais promove ação de educação ambiental para crianças na Zona Sul

Projeto das Miniflorestas será desenvolvido nas áreas das represas...

Brasil soma mais de 68 milhões de pessoas sem ensino básico completo, segundo Censo Escolar

O número evidencia a importância de iniciativas para fortalecer...

A jornada de trabalho infinita: o caos na saúde mental

Como empresas e profissionais podem sair disso A dedicação sem fim ao trabalho, constatada recentemente pelo relatório 'Repensando a jornada de trabalho infinita' da Microsoft,...

Programa Mananciais promove ação de educação ambiental para crianças na Zona Sul

Projeto das Miniflorestas será desenvolvido nas áreas das represas Billings e Guarapiranga As áreas das represas Billings e Guarapiranga, na Zona Sul da capital, sediarão...

Brasil soma mais de 68 milhões de pessoas sem ensino básico completo, segundo Censo Escolar

O número evidencia a importância de iniciativas para fortalecer políticas de inclusão educacional e de jovens e adultos Dados apresentados no Censo Escolar 2024, divulgado...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.