No menu items!
21.8 C
São Paulo
terça-feira, 15 julho, 2025

Campanha Junho Laranja alerta para os sintomas da leucemia

Popularmente conhecida como “câncer no sangue”, em fases iniciais a doença pode apresentar sinais inespecíficos, que se confundem com situações do cotidiano; avaliação com especialista é fundamental.

A leucemia é um tipo de câncer que afeta a produção de células sanguíneas na medula óssea, especificamente os glóbulos brancos, essenciais para a defesa do organismo. Costuma afetar ainda a produção das outras séries do sangue como os glóbulos vermelhos e plaquetas.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de 11,5 mil novos casos de leucemia por ano no Brasil durante o período de 2023 a 2025.

A doença compromete a capacidade do corpo de combater infecções, o que torna seu diagnóstico precoce fundamental para aumentar as chances de tratamento bem-sucedido. Um ponto de atenção é justamente a identificação dos sintomas, que em muitos casos são inespecíficos e podem ser confundidos com condições comuns do dia a dia.

“São situações como cansaço extremo ao realizar pequenas tarefas, palidez, sangramentos, especialmente na gengiva ou nariz, aparecimento de manchas roxas espontâneas na pele, perda de peso repentina e infecções recorrentes.”, explica Pedro Neffá, hematologista do Hospital São Luiz Itaim, da Rede D’Or.  Nos casos agudos, há uma notável redução dos glóbulos vermelhos (anemia) e das plaquetas. Identificar esses sintomas precocemente garante o sucesso do tratamento.

O alerta acontece em meio à campanha Junho Laranja, uma iniciativa de conscientização sobre doenças hematológicas, com foco especial em anemia e leucemia.

A leucemia é classificada em pelo menos quatro tipos principais, afetando todas as idades. A leucemia linfoblástica aguda é mais comum em crianças, enquanto a leucemia mieloide aguda geralmente afeta adultos entre 50 e 60 anos.

Já a anemia é uma condição caracterizada pela deficiência de glóbulos vermelhos saudáveis ou de hemoglobina no sangue. A condição pode ser causada por fatores como deficiência de ferro ou vitaminas, doenças crônicas, perda de sangue, distúrbios da medula óssea, entre outras, e o tratamento varia de acordo com a causa identificada.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico inicial da leucemia é realizado através de exames de sangue, como o hemograma. O tratamento inclui combinações de quimioterapia que podem ser administradas via oral ou injetável, hemotransfusões e uso de antibióticos. Para pacientes com maior risco de recidiva, o transplante de medula óssea é uma opção, podendo o doador ser um familiar ou um voluntário do banco nacional.


 SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Conheça os principais cuidados para prevenção das zoonoses

São mais de 200 doenças infecciosas transmitidas dos animais...

Operações de busca e salvamento: entenda as habilidades dos cães bombeiros

Faro apurado e sensibilidade dos animais são essenciais no...

Descobertas em Amarna e Palestina

Vamos falar das descobertas arqueológicas que esclarecem os trechos...

Conheça os principais cuidados para prevenção das zoonoses

São mais de 200 doenças infecciosas transmitidas dos animais aos seres humanos, como leptospirose, toxoplasmose e raiva Dia 6 de julho é Dia Mundial das...

Operações de busca e salvamento: entenda as habilidades dos cães bombeiros

Faro apurado e sensibilidade dos animais são essenciais no atendimento de ocorrências Quem vê de fora não imagina que a base do Corpo de Bombeiros...

Descobertas em Amarna e Palestina

Vamos falar das descobertas arqueológicas que esclarecem os trechos incompreensíveis do Antigo Testamento, conforme relatado pelo doutor Padre Raymond E. Brown, no livro "Recent...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.