No menu items!
22.1 C
São Paulo
terça-feira, 3 dezembro, 2024

Câmeras do Smart Sampa ajudam na prisão de foragidos da Justiça condenados por roubo, homicídio e tráfico de drogas

Sistema contribuiu ainda para aproximadamente mil prisões em flagrante e a localização de 23 pessoas desaparecidas

A central de monitoramento Smart Sampa, o maior e mais completo sistema de vigilância com câmeras inteligentes do país, criado pela Prefeitura de São Paulo, já contribuiu para a prisão de 15 foragidos da Justiça. O sistema ainda auxiliou em aproximadamente mil prisões em flagrante e na localização de 23 pessoas desaparecidas.

As câmeras de monitoramento, que iniciaram suas operações em fevereiro, passaram a contar, desde setembro, com acesso ao banco de dados de foragidos da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado.

Com a integração, alertas de foragidos são emitidos na Central, que direciona os chamados para equipe mais próxima do suspeito. Entre os presos pelos agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM), estão procurados pela Justiça condenados por roubo, homicídio e tráfico de drogas.

As câmeras do Smart Sampa flagraram os foragidos em diversas regiões da cidade e em situações distintas, de acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana na quinta-feira (14).

Um deles, por exemplo, foi identificado enquanto aguardava atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da rede municipal. Os casos também envolvem um integrante de uma quadrilha especializada em furtos a condomínios de luxo e outro que estava sendo procurado desde 2018.

“É resultado de um grande esforço em conjunto. A gente tem investido de maneira significativa em todas as frentes, com a Guarda Civil Metropolitana, Defesa Civil e ações integradas com outros órgãos justamente para entregar à população garantia de mais segurança”, comenta o secretário municipal de Segurança Urbana, Junior Fagotti.

As câmeras utilizam tecnologia de reconhecimento facial e algoritmos que emitem alertas automáticos para casos de vandalismo, furtos, identificação de veículos roubados, localização de pessoas desaparecidas e identificação de procurados pela Justiça. O sistema permite um trabalho integrado entre município e Estado, em ações de segurança entre GCM, Polícia Militar e Polícia Civil.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Retirada de lixo flutuante do Rio Pinheiros cresce 28% em outubro

Em relação ao ano passado, são 837 toneladas a mais de resíduos removidos do rio em um mês; dado gera alerta para o descarte...

Dezembro Vermelho: SP recebe mutirão para testes gratuitos de tuberculose em pessoas vivendo com HIV

Doença é a principal causa da morte entre soropositivos; ação será realizada no Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP Por conta da chamada coinfecção, a...

Moradores da periferia de São Paulo vivem 20 anos a menos e desigualdade é a mesma desde 2006

Base histórica mostra que, no geral, a população da capital vive mais, mas diferença entre bairros ricos e pobres continua alta e inalterada há...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui