No menu items!
21.5 C
São Paulo
terça-feira, 2 dezembro, 2025

Câmeras do Smart Sampa ajudam na prisão de foragidos da Justiça condenados por roubo, homicídio e tráfico de drogas

Sistema contribuiu ainda para aproximadamente mil prisões em flagrante e a localização de 23 pessoas desaparecidas

A central de monitoramento Smart Sampa, o maior e mais completo sistema de vigilância com câmeras inteligentes do país, criado pela Prefeitura de São Paulo, já contribuiu para a prisão de 15 foragidos da Justiça. O sistema ainda auxiliou em aproximadamente mil prisões em flagrante e na localização de 23 pessoas desaparecidas.

As câmeras de monitoramento, que iniciaram suas operações em fevereiro, passaram a contar, desde setembro, com acesso ao banco de dados de foragidos da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado.

Com a integração, alertas de foragidos são emitidos na Central, que direciona os chamados para equipe mais próxima do suspeito. Entre os presos pelos agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM), estão procurados pela Justiça condenados por roubo, homicídio e tráfico de drogas.

As câmeras do Smart Sampa flagraram os foragidos em diversas regiões da cidade e em situações distintas, de acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana na quinta-feira (14).

Um deles, por exemplo, foi identificado enquanto aguardava atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da rede municipal. Os casos também envolvem um integrante de uma quadrilha especializada em furtos a condomínios de luxo e outro que estava sendo procurado desde 2018.

“É resultado de um grande esforço em conjunto. A gente tem investido de maneira significativa em todas as frentes, com a Guarda Civil Metropolitana, Defesa Civil e ações integradas com outros órgãos justamente para entregar à população garantia de mais segurança”, comenta o secretário municipal de Segurança Urbana, Junior Fagotti.

As câmeras utilizam tecnologia de reconhecimento facial e algoritmos que emitem alertas automáticos para casos de vandalismo, furtos, identificação de veículos roubados, localização de pessoas desaparecidas e identificação de procurados pela Justiça. O sistema permite um trabalho integrado entre município e Estado, em ações de segurança entre GCM, Polícia Militar e Polícia Civil.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Anvisa aprova registro de vacina 100% nacional contra dengue

Imunizante será produzido pelo Butantan e estará disponível no...

Heliópolis ganha o Teatro Baccarelli, primeira sala de concertos do mundo em uma favela

Em terreno concedido pela Prefeitura por 90 anos, espaço...

Prefeitura promove oficinas culinárias gratuitas no mês de dezembro

As capacitações são uma oportunidade de qualificação profissional e...

Anvisa aprova registro de vacina 100% nacional contra dengue

Imunizante será produzido pelo Butantan e estará disponível no SUS O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira (26) o registro pela Agência Nacional...

Heliópolis ganha o Teatro Baccarelli, primeira sala de concertos do mundo em uma favela

Em terreno concedido pela Prefeitura por 90 anos, espaço cultural tem 533 lugares e fosso móvel para espetáculos de linguagens múltiplas Heliópolis viveu na terça-feira...

Prefeitura promove oficinas culinárias gratuitas no mês de dezembro

As capacitações são uma oportunidade de qualificação profissional e possuem certificado Para finalizar 2025, os Centros de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN) preparam...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.