No menu items!
11.3 C
São Paulo
quarta-feira, 16 julho, 2025

Câmara aprova em 1ª votação projeto que viabiliza nova ponte sobre a Billings e beneficia mais de um milhão de moradores no extremo sul

Na última quarta-feira, 11 de junho, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou, em primeira votação, o Projeto de Lei do Executivo nº 640/2025, que prevê novos alinhamentos viários para viabilizar a implantação do sistema Ponte Graúna-Gaivotas, no extremo sul da capital. A futura ligação sobre o Braço do Cocaia, na represa Billings, beneficiará diretamente mais de um milhão de pessoas, facilitando o deslocamento dos moradores dos bairros Jardim Gaivotas, Chácara das Gaivotas, Parque Cocaia, Jardim Toca, Cantinho do Céu e adjacências em direção ao centro da cidade.

A proposta foi originalmente apresentada pelo então vereador Antonio Goulart, pai do atual Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart. O projeto começou a ser desenhado logo após o início das obras da Ponte Vitorino Goulart — outro importante eixo viário idealizado por Goulart e que hoje é realidade.

Durante a sessão, Rodrigo Goulart (PSD) retornou à Câmara para reassumir temporariamente o mandato e participar da votação e destacou a importância do avanço do projeto: “Esse é um momento histórico. A gente sabe o quanto essa obra vai transformar a vida de quem vive no extremo sul. São famílias que perdem pelo menos duas horas por dia no trânsito — horas que poderiam ser com os filhos, com a família, descansando. E agora, depois de tanta luta, essa ponte finalmente vai sair do papel. É com enorme alegria que acompanho essa aprovação, que representa dignidade e esperança para mais de um milhão de pessoas”, afirmou.

A vereadora Renata Falzoni (PSB) declarou voto favorável, mas fez ressalvas quanto à execução: “Que toda essa mudança não desvirtue o propósito original do projeto, que é garantir um corredor — não apenas uma faixa de ônibus. Precisamos pensar em mobilidade ativa, ciclovias, e tudo isso com acesso real. Não adianta uma linda calçada se você não consegue atravessar a rua, ou uma ciclovia onde ninguém consegue chegar”, pontuou.

Segundo a Prefeitura, o novo sistema viário também ajudará a otimizar o fluxo do transporte coletivo nas regiões do Grajaú, Parelheiros e Marsilac, integrando-se com diversos modais, como corredores e faixas exclusivas de ônibus das avenidas Teotônio Vilela, Atlântica, Olívia Guedes Penteado, Interlagos, Nossa Senhora do Sabará, Dona Belmira Marin, além do Terminal Grajaú e da Linha 9–Esmeralda da CPTM.

A proposta ainda será discutida em 2ª e definitiva votação antes de ser sancionada.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Conheça os principais cuidados para prevenção das zoonoses

São mais de 200 doenças infecciosas transmitidas dos animais...

Operações de busca e salvamento: entenda as habilidades dos cães bombeiros

Faro apurado e sensibilidade dos animais são essenciais no...

Descobertas em Amarna e Palestina

Vamos falar das descobertas arqueológicas que esclarecem os trechos...

Conheça os principais cuidados para prevenção das zoonoses

São mais de 200 doenças infecciosas transmitidas dos animais aos seres humanos, como leptospirose, toxoplasmose e raiva Dia 6 de julho é Dia Mundial das...

Operações de busca e salvamento: entenda as habilidades dos cães bombeiros

Faro apurado e sensibilidade dos animais são essenciais no atendimento de ocorrências Quem vê de fora não imagina que a base do Corpo de Bombeiros...

Descobertas em Amarna e Palestina

Vamos falar das descobertas arqueológicas que esclarecem os trechos incompreensíveis do Antigo Testamento, conforme relatado pelo doutor Padre Raymond E. Brown, no livro "Recent...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.