No menu items!
20.3 C
São Paulo
sábado, 5 julho, 2025

Brasil volta a crescer na produção de energia limpa com amenização da crise hídrica

Reservatórios de água, que estavam em níveis críticos, voltaram a ter cerca de 70% da capacidade, tranquilizando os brasileiros momentanemante


Nos primeiros 4 meses de 2022, o Brasil registrou um aumento de 6% na produção e geração de energias limpas pelo país, comparado com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.

Na comparação entre 2021 e 2022, a energia oriunda de usinas hidrelétricas saltou de 73% para 77%; a captação através de produção eólica (ventos), subiu de 9% para 10%; já a energia solar, somente comparando entre ano passado e esse, a produção dobrou, de 1% para 2%.

Isso implica também na redução de energias oriundas de termoelétricas, caindo de 17% da produção total em 2021, para 11% neste primeiro quadrimestre de 2022.

A boa notícia está na recuperação dos reservatórios de água nas hidrelétricas, até o ano passado se tinha uma tensão no ar com uma possível crise hídrica, tendo que acender as termoelétricas para suprir essa falta de geração de energia, aumentando também a bandeira tarifária. Considerando o sistema de águas das regiões Sudeste e Centro-Oeste, o que chegou a 16% do nível de água, agora está em incríveis 70%, espantando qualquer crise hídrica.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

População paulistana circula menos pela primeira vez na história, revela estudo da Prefeitura

Análise da Pesquisa Origem e Destino 2023 do Metrô também aponta os padrões de deslocamento por distrito e mudanças nos hábitos da população Pela primeira...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.