Bracell contará com tecnologia sustentável de ponta para produção de celulose

0
56

Projeto Star, em parceria com a Valmet, prevê tecnologia de ponta pioneira na América do Sul, com gaseificadores de biomassa capaz de reduzir a emissão de CO2


A fábrica Bracell, localizada na cidade de Lençóis Paulista, São Paulo, deu início ao Projeto Star, uma parceria sustentável com a empresa finlandesa Valmet, fornecedora e produtora de serviços para indústrias de celulose, papel e energia. Projeto prevê fornecimento de tecnologia sustentável, pioneira na América do Sul, com gaseificadores de biomassa para produção de celulose. As atividades estão programadas para iniciar no segundo semestre de 2021.

As atividades com a nova tecnologia sustentável consiste em uma planta de evaporação de licor negro de 3,5 mil toneladas de água evaporada por hora com a tecnologia TUBEL, fazendo o escoamento do licor pelo lado externo dos tubos, uma planta de caustificação de 31 mil metros cúbicos de licor branco por dia, dois fornos de cal 100% alimentados por biogás com capacidade produtiva de 1.200 toneladas por dia e duas plantas com sistema de gaseificação de biomassa com capacidade de 87 megawatts térmicos cada, reduzindo consideravelmente os custos de produção e emissão de CO2.

O projeto Star tornará a Bracell como uma das maiores e mais sustentáveis indústrias de celulose no mundo, sem uso de combustíveis fósseis e com matérias-primas renováveis, além disso, a produção anual aumentará de 250 mil toneladas para 1,5 milhões de toneladas de celulose solúvel ou até 3 milhões de toneladas de celulose kraft.


SUGESTÃO DE PAUTA: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.