No menu items!
20.8 C
São Paulo
quinta-feira, 20 junho, 2024

Bombeiros Militares de São Paulo vão ao Uruguai para capacitar profissionais no atendimento humanizado contra o suicídio

Técnica usada no Estado de São Paulo já se tonou modelo em 16 Estados e agora, internacional!


Na terça-feira (30), dois bombeiros militares da Polícia Militar de São Paulo foram à cidade de Punta del Leste (Uruguai) para capacitar, em dois dias de treinamentos intensos, profissionais daquele país, a atender de modo humanizado, tentativas de suicídio, a quais vêm crescendo nos últimos anos no país vizinho.

A técnica criada e desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo no ano de 2015 vem tomando proporções significativas e já é adotada em 16 Estados do país e agora conquistará o Uruguai.

Enfermeiros, Médicos, Bombeiros, Psicólogos, entre outros profissionais ligados à área da saúde mental participarão do treinamento, que visa dissuadir pessoas que estão em uma tentativa de suicídio e tem como principal foco a humanização no momento da crise.

Utilizando-se de outras áreas de conhecimento como a psicologia, a psiquiatria, a linguagem corporal e até a filosofia, a Abordagem Humanizada tem-se demonstrada uma ferramenta importantíssima no acolhimento dessas pessoas que estão em seus piores momentos de suas vidas e já colhe frutos positivos na desistência da ideia de morte por parte desses tentantes.

“Ouvir de forma compassiva e empática tentantes de suicídio, gera vida em locais onde antes existia apenas a dor e o sofrimento” diz o Tenente Coronel Diógenes Munhoz, um dos bombeiros que viajaram ao país latino.

A técnica, além de contar com a experiência prática decorrente dos atendimentos a esse tipo de emergência, ainda se embasa em diversos estudos científicos publicados por profissionais que acreditaram nessa humanização e estudam a temática constantemente.

A sensibilidade de lidar com este tipo de situação precisa ser estudada e ensinada, para que a vítima não se sinta ofendida na tentativa de ser acolhida. Além disso, é fundamental que este tipo de solidariedade seja concretizada, mostrando toda a humanidade dos Bombeiros de São Paulo, em se oferecerem para auxiliar um outro país, fortalecendo assim a boa e importante relação diplomática entre Brasil e Uruguai.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

A regulação das redes sociais e fake news no Brasil

A regulação das redes sociais e o combate às fake news tornaram-se tópicos centrais no Brasil. Com o avanço das tecnologias digitais e o...

Junho verde – Fuplastic apoia valorização do plástico nacional e da agenda brasileira para combate à poluição

Produção de plástico deve triplicar até 2060. Indústria prevê ressignificar 6 milhões de quilos este ano O Brasil, como um dos maiores países em extensão...

São Paulo teve o maio mais quente em 81 anos, é o que informa o último boletim do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet)

Em 17 dos 31 dias de maio, a temperatura máxima superou os 29°C De acordo com o dado divulgado no último sábado (8), o mês...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui