No menu items!
17.2 C
São Paulo
quinta-feira, 22 janeiro, 2026

Bombeiros Militares de São Paulo vão ao Uruguai para capacitar profissionais no atendimento humanizado contra o suicídio

Técnica usada no Estado de São Paulo já se tonou modelo em 16 Estados e agora, internacional!


Na terça-feira (30), dois bombeiros militares da Polícia Militar de São Paulo foram à cidade de Punta del Leste (Uruguai) para capacitar, em dois dias de treinamentos intensos, profissionais daquele país, a atender de modo humanizado, tentativas de suicídio, a quais vêm crescendo nos últimos anos no país vizinho.

A técnica criada e desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo no ano de 2015 vem tomando proporções significativas e já é adotada em 16 Estados do país e agora conquistará o Uruguai.

Enfermeiros, Médicos, Bombeiros, Psicólogos, entre outros profissionais ligados à área da saúde mental participarão do treinamento, que visa dissuadir pessoas que estão em uma tentativa de suicídio e tem como principal foco a humanização no momento da crise.

Utilizando-se de outras áreas de conhecimento como a psicologia, a psiquiatria, a linguagem corporal e até a filosofia, a Abordagem Humanizada tem-se demonstrada uma ferramenta importantíssima no acolhimento dessas pessoas que estão em seus piores momentos de suas vidas e já colhe frutos positivos na desistência da ideia de morte por parte desses tentantes.

“Ouvir de forma compassiva e empática tentantes de suicídio, gera vida em locais onde antes existia apenas a dor e o sofrimento” diz o Tenente Coronel Diógenes Munhoz, um dos bombeiros que viajaram ao país latino.

A técnica, além de contar com a experiência prática decorrente dos atendimentos a esse tipo de emergência, ainda se embasa em diversos estudos científicos publicados por profissionais que acreditaram nessa humanização e estudam a temática constantemente.

A sensibilidade de lidar com este tipo de situação precisa ser estudada e ensinada, para que a vítima não se sinta ofendida na tentativa de ser acolhida. Além disso, é fundamental que este tipo de solidariedade seja concretizada, mostrando toda a humanidade dos Bombeiros de São Paulo, em se oferecerem para auxiliar um outro país, fortalecendo assim a boa e importante relação diplomática entre Brasil e Uruguai.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Não ao desperdício

Por Ricardo Lazzari Mendes O volume do Sistema Cantareira está...

Mergulho em água rasa, comuns no verão, pode causar lesões graves e irreversíveis

Prática comum em rios, praias e piscinas é uma das principais causas de traumatismo da coluna vertebral no Brasil O verão traz com ele os...

Sequência de acidentes com estudantes reacende alerta sobre transporte escolar clandestino e falta de inspeção veicular

Transportes fora do padrão de segurança e sem fiscalização colocam em risco a vida de crianças e jovens Uma sequência de acidentes graves registrados ao...

Não ao desperdício

Por Ricardo Lazzari Mendes O volume do Sistema Cantareira está abaixo dos 20%, operando na faixa “especial”, considerada a mais crítica de acordo com a...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.