Técnica usada no Estado de São Paulo já se tonou modelo em 16 Estados e agora, internacional!
Na terça-feira (30), dois bombeiros militares da Polícia Militar de São Paulo foram à cidade de Punta del Leste (Uruguai) para capacitar, em dois dias de treinamentos intensos, profissionais daquele país, a atender de modo humanizado, tentativas de suicídio, a quais vêm crescendo nos últimos anos no país vizinho.
A técnica criada e desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo no ano de 2015 vem tomando proporções significativas e já é adotada em 16 Estados do país e agora conquistará o Uruguai.
Enfermeiros, Médicos, Bombeiros, Psicólogos, entre outros profissionais ligados à área da saúde mental participarão do treinamento, que visa dissuadir pessoas que estão em uma tentativa de suicídio e tem como principal foco a humanização no momento da crise.
Utilizando-se de outras áreas de conhecimento como a psicologia, a psiquiatria, a linguagem corporal e até a filosofia, a Abordagem Humanizada tem-se demonstrada uma ferramenta importantíssima no acolhimento dessas pessoas que estão em seus piores momentos de suas vidas e já colhe frutos positivos na desistência da ideia de morte por parte desses tentantes.
“Ouvir de forma compassiva e empática tentantes de suicídio, gera vida em locais onde antes existia apenas a dor e o sofrimento” diz o Tenente Coronel Diógenes Munhoz, um dos bombeiros que viajaram ao país latino.
A técnica, além de contar com a experiência prática decorrente dos atendimentos a esse tipo de emergência, ainda se embasa em diversos estudos científicos publicados por profissionais que acreditaram nessa humanização e estudam a temática constantemente.
A sensibilidade de lidar com este tipo de situação precisa ser estudada e ensinada, para que a vítima não se sinta ofendida na tentativa de ser acolhida. Além disso, é fundamental que este tipo de solidariedade seja concretizada, mostrando toda a humanidade dos Bombeiros de São Paulo, em se oferecerem para auxiliar um outro país, fortalecendo assim a boa e importante relação diplomática entre Brasil e Uruguai.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]