No menu items!
16.5 C
São Paulo
quinta-feira, 6 novembro, 2025

Bares e fabricantes treinam equipes para identificar bebidas falsas

Cursos ensinam como constatar adulteração em garrafas

Associações representativas de bares, restaurantes, de fabricantes e importadores de bebidas destiladas estão treinando gratuitamente donos e funcionários dos estabelecimentos oferecendo orientações sobre como identificar bebidas falsificadas ou adulteradas.

Ministrados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD) e Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), os cursos detalham como identificar sinais de falsificação em garrafas, tampas, rótulos e líquidos.

Segundo as entidades, a análise deve começar pela tampa, considerada o principal ponto de segurança dos produtos: tampas originais apresentam acabamento preciso, sem amassamentos ou espaçamentos e com arte impressa de alta qualidade. A presença de lacres plásticos sobrepostos a tampas decoradas é um forte indicativo de adulteração, segundo as associações.

Outro ponto de atenção é o selo fiscal, obrigatório em bebidas destiladas importadas. Produzido pela Casa da Moeda do Brasil, o selo autêntico possui holografia que revela apenas uma letra por vez – R, F ou B. Se todas as letras forem visíveis simultaneamente, há a possibilidade de o selo ser falsificado.

Segundo as associações, garrafas da mesma marca devem ter o mesmo nível de enchimento e líquidos translúcidos, sem impurezas. Diferenças de coloração entre as unidades podem indicar falsificação.

As entidades ressaltam que produtos legítimos apresentam impressão de alta qualidade, com informações obrigatórias em português, como ingredientes, origem e número de registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Erros de grafia são considerados sinais claros de falsificação.

“O treinamento alerta para os riscos legais e sociais do mercado ilegal. Estabelecimentos que compram de canais informais ou deixam de exercer cautela na aquisição de bebidas podem ser responsabilizados criminalmente”, dizem as associações, em nota.

O curso orienta ainda sobre o descarte correto das garrafas vazias. Para as entidades, 100% das bebidas falsificadas identificadas em operações policiais foram envasadas em garrafas originais reutilizadas.

“A expansão desse mercado [informal] no Brasil não apenas coloca em risco a saúde da população. Um produto ilegal é vendido, em média, 35% mais barato do que o original. A diferença pode chegar a até 48%, resultado da alta carga tributária do setor e da impunidade, que estão entre os principais fatores que estimulam o comércio ilícito”, disse o presidente da ABBD, Eduardo Cidade.

Com informações de Agência Brasil


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Frota de veículos elétricos cresce mais de 13 vezes em São Paulo

Parcela de veículos que contam com a opção de...

A cada 7 minutos, um brasileiro morre de AVC: doença avança entre jovens e exige atenção

Especialista explica causas, tipos e reforça importância do diagnóstico...

Cidades brasileiras correm risco de desabastecimento de água até 2050

Regiões mais áridas podem ter restrições por 30 dias...

Frota de veículos elétricos cresce mais de 13 vezes em São Paulo

Parcela de veículos que contam com a opção de abastecimento a etanol, considerado mais sustentável, também sobe 2,7% em relação ao ano passado O registro...

A cada 7 minutos, um brasileiro morre de AVC: doença avança entre jovens e exige atenção

Especialista explica causas, tipos e reforça importância do diagnóstico precoce e da prevenção Mais de 18 mil brasileiros perderam a vida por acidente vascular cerebral...

Cidades brasileiras correm risco de desabastecimento de água até 2050

Regiões mais áridas podem ter restrições por 30 dias em um ano Diante das mudanças climáticas e da ineficiência na distribuição de água, o Brasil...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.