No menu items!
33.2 C
São Paulo
domingo, 28 dezembro, 2025

Baixa no nível da Guarapiranga acende alerta

Extensas faixas de areia começam a aparecer nas margens da represa

Faixas de areia cada dia maiores. Este é o cenário que se observa nas margens da represa Guarapiranga, importante reservatório na região que abastece os bairros das zonas sul e sudeste da capital. O panorama preocupa os moradores em torno da represa, principalmente, porque as lembranças dos baixos níveis que a represa chegou na estiagem de 2014, ainda pairam na memória de alguns.

No site Portal dos Mananciais, que pertence a Sabesp, companhia de água do estado, e monitora os níveis das represas, a Guarapiranga, no dia 06/09, operava com 42,3%. Apesar de não ser a pior perspectiva já vista, a situação é alarmante devido a  previsão de poucas chuvas no estado de São Paulo.

“Estamos num período mais seco desde 2013, que vai durar de 20 a 50 anos. São cíclicos de longo período, com variações multidecadal, mas esse ano em específico, está bem mais seco, a umidade do ar está muito baixa, a evaporação é maior, o consumo também aumenta por causa do calor, então o reservatório tende a diminuir até o início das chuvas. O problema atual é que está prevista a ocorrência da La Niña para essa primavera-verão. Em geral, a La Niña diminui as precipitações. Agora, a gente não sabe o quanto abaixo da média será”, alerta o engenheiro Antonio Carlos Zuffo, professor do departamento de Recursos Hídricos da Unicamp.

Como medida para lidar com o período de estiagem, o Governo do Estado iniciou mais um ciclo de perfuração de poços artesianos para ampliar a oferta de água nos municípios. A medida faz parte do Plano Estadual de Resiliência à Estiagem, SP Sempre Alerta.

A perfuração de poços é um tipo de solução, mas pode não ser suficiente, assim explica o professor Zuffo. “O mundo inteiro usa água subterrânea. O problema é que alguns aquíferos no estado têm vazão entre 8 a 20 metros cúbicos por hora. É uma vazão muito baixa para o abastecimento. Na região mais populosa do estado, região metropolitana de São Paulo, de Campinas, Sorocaba, seria um problema”, afirma.

Em nota, a Sabesp apenas informou que o Sistema Integrado Metropolitano (a junção de sete grandes sistemas) opera com 54,9% do volume total e se mantém na média dos últimos cinco anos. Também destacou que é importante a população manter o consumo consciente da água em qualquer época do ano.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Tecnologia de monitoramento pode ajudar a evitar perdas de água tratada

Levantamento nacional aponta bilhões de metros cúbicos perdidos ao...

Centro Olímpico é novo atrativo do Vai de Roteiro

Visitas guiadas gratuitas apresentam ao público a estrutura esportiva...

Brasil dobra consumo de ultraprocessados em 40 anos

Uma coletânea de artigos publicada na revista científica The...

Tecnologia de monitoramento pode ajudar a evitar perdas de água tratada

Levantamento nacional aponta bilhões de metros cúbicos perdidos ao ano O Brasil desperdiça, todos os dias, um volume de água tratada equivalente a 6.346 piscinas...

Centro Olímpico é novo atrativo do Vai de Roteiro

Visitas guiadas gratuitas apresentam ao público a estrutura esportiva e a formação de atletas de alto rendimento na capital paulista A Prefeitura de São Paulo...

Brasil dobra consumo de ultraprocessados em 40 anos

Uma coletânea de artigos publicada na revista científica The Lancet aponta um crescimento expressivo no consumo de alimentos ultraprocessados em diversas regiões do mundo....

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.