No menu items!
20.7 C
São Paulo
sexta-feira, 18 julho, 2025

Aumento no número de crianças internadas por afogamento em 2022 reforça necessidade de prevenção

Aldeias Infantis SOS promove ações de conscientização e segurança aquática


Pesquisa realizada pela Aldeias Infantis SOS indica um aumento de 7,61% nas internações por afogamentos em 2022, entre a faixa etária de 0 a 14 anos. O levantamento foi elaborado com base nos dados do DataSUS, departamento de informática do Sistema Único de Saúde, e desenvolvido pela unidade meio da Organização, Instituto Bem Cuidar.

Apesar de não figurar entre as principais causas de internação no ano passado, houve um aumento substancial em relação a 2021, ano em que os afogamentos representaram 26% dos óbitos por lesões não intencionais entre crianças e adolescentes, sendo a segunda causa de morte nessa faixa etária.

No grupo entre 5 e 9 anos, os casos de afogamento em 2022 aumentaram em 75%. Já em crianças de até um ano, esse acréscimo foi de 18,18%, enquanto na faixa etária entre 1 e 4 anos, de 1,48%.

Diante deste cenário e em prol do Dia Mundial da Prevenção ao Afogamento, lembrado em 25 de julho, a Aldeias Infantis SOS se une à Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) para apoiar o movimento “Go, Blue”, campanha que visa conscientizar a sociedade civil sobre prevenção desse tipo de incidente que vitima um brasileiro a cada 1h30. Este ano, a iniciativa envolverá mais de 1.200 locais pelo país, que aderiram ao movimento e estarão iluminados de azul na data da efeméride.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

São Paulo tem menor número de focos de incêndio para o mês de junho em 26 anos

Monitoramento mostra redução histórica de queimadas; em comparação ao...

São Paulo tem menor número de focos de incêndio para o mês de junho em 26 anos

Monitoramento mostra redução histórica de queimadas; em comparação ao mesmo mês de 2024, a queda foi de 89% O estado de São Paulo registrou o...

‘Mini Cidade’ nos CEUs ensina educação no trânsito de forma lúdica para crianças

Atividade da CET em parceria com a rede municipal aproxima os estudantes das regras de mobilidade por meio de vivências práticas e divertidas Com semáforos,...

Consumidores confiam mais em publicidade tradicional do que em marketing de influência, aponta estudo

Queda na confiança levanta alerta sobre a necessidade de mais autenticidade, transparência e responsabilidade entre os criadores de conteúdo Apesar do marketing de influência ser...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.