No menu items!
17.5 C
São Paulo
quinta-feira, 18 setembro, 2025

Aumento no número de crianças internadas por afogamento em 2022 reforça necessidade de prevenção

Aldeias Infantis SOS promove ações de conscientização e segurança aquática


Pesquisa realizada pela Aldeias Infantis SOS indica um aumento de 7,61% nas internações por afogamentos em 2022, entre a faixa etária de 0 a 14 anos. O levantamento foi elaborado com base nos dados do DataSUS, departamento de informática do Sistema Único de Saúde, e desenvolvido pela unidade meio da Organização, Instituto Bem Cuidar.

Apesar de não figurar entre as principais causas de internação no ano passado, houve um aumento substancial em relação a 2021, ano em que os afogamentos representaram 26% dos óbitos por lesões não intencionais entre crianças e adolescentes, sendo a segunda causa de morte nessa faixa etária.

No grupo entre 5 e 9 anos, os casos de afogamento em 2022 aumentaram em 75%. Já em crianças de até um ano, esse acréscimo foi de 18,18%, enquanto na faixa etária entre 1 e 4 anos, de 1,48%.

Diante deste cenário e em prol do Dia Mundial da Prevenção ao Afogamento, lembrado em 25 de julho, a Aldeias Infantis SOS se une à Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) para apoiar o movimento “Go, Blue”, campanha que visa conscientizar a sociedade civil sobre prevenção desse tipo de incidente que vitima um brasileiro a cada 1h30. Este ano, a iniciativa envolverá mais de 1.200 locais pelo país, que aderiram ao movimento e estarão iluminados de azul na data da efeméride.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Setembro Amarelo: prevenção do suicídio deve ser um esforço coletivo

A campanha Setembro Amarelo destaca a importância da prevenção...

Prefeitura conta com mais de 1.700 fisioterapeutas para promover qualidade de vida e reinserção social de pacientes

Profissionais integram equipes multiprofissionais em diversos equipamentos da rede...

IA, mobilidade e a era da inclusão

Por Adriana Duarte Há algo profundamente transformador em poder atravessar...

Setembro Amarelo: prevenção do suicídio deve ser um esforço coletivo

A campanha Setembro Amarelo destaca a importância da prevenção do suicídio, problema que, só no Brasil, soma cerca de 14 mil casos por ano,...

Prefeitura conta com mais de 1.700 fisioterapeutas para promover qualidade de vida e reinserção social de pacientes

Profissionais integram equipes multiprofissionais em diversos equipamentos da rede municipal de saúde Restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente, visando sua reabilitação, manutenção...

IA, mobilidade e a era da inclusão

Por Adriana Duarte Há algo profundamente transformador em poder atravessar uma rua sozinho, escolher a rota para o trabalho ou simplesmente sair de casa sem...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.