No menu items!
15.6 C
São Paulo
segunda-feira, 16 setembro, 2024

ARTIGO | Você se conhece bem?

Você se conhece bem? Uma pesquisa realizada pela psicóloga americana Tasha Eurich constatou que apenas 15% das pessoas possuem “autoconhecimento”. O termo, comum na psicologia e na filosofia, é fundamental para o crescimento pessoal e profissional, e vem sendo cada vez mais discutido dentro das esferas sociais. Apesar de parecer simples, trata-se de um processo complexo que envolve a construção de uma identidade autêntica e verdadeira.

‌Para o psicanalista inglês Donald Winnicott, o ser humano passa por um estágio inicial de dependência absoluta, a infância. Aos poucos, através do contato com o ambiente, a criança começa a desenvolver um senso de individualidade, adquirindo habilidades para lidar com as demandas do mundo externo e comunicar seus desejos e necessidades.

‌Segundo ele, a verdadeira pessoa é aquela que se sente viva, autentica e que não se preocupa em esconder quem realmente é. Essa originalidade só é possível quando existe um ambiente facilitador, um lugar onde a criança se sinta segura para explorar sua individualidade e expressar suas emoções de forma livre. Entretanto, o autoconhecimento não é apenas um processo individual, mas relacional.

‌Através das nossas relações com os outros conseguimos descobrir, questionar e praticar. Podemos atribuir três momentos distintos – o racional, o emocional e o subconsciente. O primeiro diz respeito ao que pensamos e fazemos, o segundo ao que sentimos e, por fim, a reflexão do porquê pensamos e sentimos tais coisas. É uma atividade quase que diária, que vai desde a nossa infância até o dia da nossa morte.

‌Dedicar um tempo de qualidade a si mesmo é uma prática valiosa, tão importante quanto cuidar da saúde física e emocional. Aprender a dizer ‘não’ é empoderador e nos permite estabelecer limites saudáveis. Chorar não é sinal de fraqueza. Pedir ajuda quando necessário é sinônimo de coragem. Livrar-se do que te faz mal é um ato de amor próprio, é um ato de autoconhecimento.

*Cristina Navalon é psicóloga com formação pela Universidade Metodista de São Paulo com especialização em Psicanálise do Adolescente, Psicossomática e Doenças Mentais.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Zona sul recebe novo reforço na saúde com inauguração da UBS Jardim Reimberg

Mais de 27 mil moradores serão beneficiados com a...

Entenda como os helicópteros da PM auxiliam no combate aos incêndios em SP

Aeronaves conseguem operar em áreas de difícil acesso prestando...

Primeiro metrô do Brasil completa 50 anos com mais de 30 bilhões de pessoas transportadas

Mais de 600 milhões de quilômetros percorridos e 3...

Zona sul recebe novo reforço na saúde com inauguração da UBS Jardim Reimberg

Mais de 27 mil moradores serão beneficiados com a nova unidade No início de setembro, a região sul recebeu mais um importante equipamento de saúde....

Entenda como os helicópteros da PM auxiliam no combate aos incêndios em SP

Aeronaves conseguem operar em áreas de difícil acesso prestando apoio aos Bombeiros As forças de segurança estão empenhadas no combate aos incêndios nas áreas verdes....

Primeiro metrô do Brasil completa 50 anos com mais de 30 bilhões de pessoas transportadas

Mais de 600 milhões de quilômetros percorridos e 3 milhões de itens no Achados e Perdidos são alguns dos números impressionantes desde a primeira...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui