No menu items!
15.6 C
São Paulo
segunda-feira, 16 setembro, 2024

ARTIGO | Vestibulares à vista: como preparar os estudantes para as provas?

Com a temporada de vestibulares se aproximando, os estudantes enfrentam uma série de entraves que vão muito além da complexidade das provas em si. A pressão para obter bons resultados, a incerteza em relação ao futuro acadêmico e profissional, bem como o desafio em equilibrar estudos intensivos com a vida pessoal podem gerar estresses significativos aos vestibulandos. É nesse contexto que os colégios desempenham um papel essencial de reconhecer e abordar tais dificuldades.

Desta forma, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais pode ser o diferencial nesta jornada de preparação, estimulando o autoconhecimento, a autodisciplina, a autonomia, o protagonismo, a metacognição, a gestão do tempo e das emoções pessoais dos estudantes.

A partir disso, as instituições de ensino podem oferecer apoio emocional, estratégias de preparação eficazes e orientação profissional que capacite o estudante para a vida. Essa atenção às necessidades individuais no período de vestibular não apenas prepara para os jovens para as avaliações, como os ajuda a prosperar em suas futuras jornadas.

‌Para elevar o desempenho dos estudantes nos vestibulares, tanto educadores quanto jovens podem adotar uma série de estratégias comprovadas. Neste sentido, um cronograma de estudos bem estruturado pode ser a chave para o sucesso neste período. Isso envolve a distribuição equilibrada do tempo entre as disciplinas e o estabelecimento de metas específicas e mensuráveis para manter a motivação. Diversificar as fontes de estudo com a exploração de livros e materiais online também pode ser uma maneira interessante de estimular o aprendizado contínuo, trazendo dinamicidade ao conhecimento.

Praticar com provas anteriores e simular as condições reais do exame ajudam na familiarização com o formato das avaliações. No entanto, é preciso estar ciente de que o autocuidado, a regulação do sono e a prática de exercícios físicos contribuem para a melhoria do funcionamento cognitivo, diminuindo a ansiedade e aumentando o desempenho acadêmico. Além disso, buscar apoio de professores, colegas ou orientadores quando necessário é muito importante para direcionar o aprendizado e canalizar a apreensão em relação aos vestibulares.

Camila de Almeida Pimentel Rossi é Coordenadora Pedagógica da Rede de Colégios Santa Marcelina


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Zona sul recebe novo reforço na saúde com inauguração da UBS Jardim Reimberg

Mais de 27 mil moradores serão beneficiados com a...

Entenda como os helicópteros da PM auxiliam no combate aos incêndios em SP

Aeronaves conseguem operar em áreas de difícil acesso prestando...

Primeiro metrô do Brasil completa 50 anos com mais de 30 bilhões de pessoas transportadas

Mais de 600 milhões de quilômetros percorridos e 3...

Zona sul recebe novo reforço na saúde com inauguração da UBS Jardim Reimberg

Mais de 27 mil moradores serão beneficiados com a nova unidade No início de setembro, a região sul recebeu mais um importante equipamento de saúde....

Entenda como os helicópteros da PM auxiliam no combate aos incêndios em SP

Aeronaves conseguem operar em áreas de difícil acesso prestando apoio aos Bombeiros As forças de segurança estão empenhadas no combate aos incêndios nas áreas verdes....

Primeiro metrô do Brasil completa 50 anos com mais de 30 bilhões de pessoas transportadas

Mais de 600 milhões de quilômetros percorridos e 3 milhões de itens no Achados e Perdidos são alguns dos números impressionantes desde a primeira...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui