No menu items!
23 C
São Paulo
quinta-feira, 16 janeiro, 2025

ARTIGO | Vestibulares à vista: como preparar os estudantes para as provas?

Com a temporada de vestibulares se aproximando, os estudantes enfrentam uma série de entraves que vão muito além da complexidade das provas em si. A pressão para obter bons resultados, a incerteza em relação ao futuro acadêmico e profissional, bem como o desafio em equilibrar estudos intensivos com a vida pessoal podem gerar estresses significativos aos vestibulandos. É nesse contexto que os colégios desempenham um papel essencial de reconhecer e abordar tais dificuldades.

Desta forma, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais pode ser o diferencial nesta jornada de preparação, estimulando o autoconhecimento, a autodisciplina, a autonomia, o protagonismo, a metacognição, a gestão do tempo e das emoções pessoais dos estudantes.

A partir disso, as instituições de ensino podem oferecer apoio emocional, estratégias de preparação eficazes e orientação profissional que capacite o estudante para a vida. Essa atenção às necessidades individuais no período de vestibular não apenas prepara para os jovens para as avaliações, como os ajuda a prosperar em suas futuras jornadas.

‌Para elevar o desempenho dos estudantes nos vestibulares, tanto educadores quanto jovens podem adotar uma série de estratégias comprovadas. Neste sentido, um cronograma de estudos bem estruturado pode ser a chave para o sucesso neste período. Isso envolve a distribuição equilibrada do tempo entre as disciplinas e o estabelecimento de metas específicas e mensuráveis para manter a motivação. Diversificar as fontes de estudo com a exploração de livros e materiais online também pode ser uma maneira interessante de estimular o aprendizado contínuo, trazendo dinamicidade ao conhecimento.

Praticar com provas anteriores e simular as condições reais do exame ajudam na familiarização com o formato das avaliações. No entanto, é preciso estar ciente de que o autocuidado, a regulação do sono e a prática de exercícios físicos contribuem para a melhoria do funcionamento cognitivo, diminuindo a ansiedade e aumentando o desempenho acadêmico. Além disso, buscar apoio de professores, colegas ou orientadores quando necessário é muito importante para direcionar o aprendizado e canalizar a apreensão em relação aos vestibulares.

Camila de Almeida Pimentel Rossi é Coordenadora Pedagógica da Rede de Colégios Santa Marcelina


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Polícia Civil recupera 8 mil celulares em operação que usou localização fornecida por vítimas

Ação se concentrou no centro da capital paulista; foram...

Defesa Civil de SP destina R$ 290 milhões contra chuvas extremas e queimadas

Estado implementa tecnologia, capacitação e ações emergenciais para enfrentar...

De frente com o burnout: a sensação de estar exposto ao estresse prolongado

O estresse no trabalho sempre foi associado a uma...

Polícia Civil recupera 8 mil celulares em operação que usou localização fornecida por vítimas

Ação se concentrou no centro da capital paulista; foram empenhados 483 policiais, 213 viaturas, drone e uma aeronave A Polícia Civil recuperou, na segunda-feira (6),...

Defesa Civil de SP destina R$ 290 milhões contra chuvas extremas e queimadas

Estado implementa tecnologia, capacitação e ações emergenciais para enfrentar chuvas extremas e incêndios Com foco na prevenção e redução de impactos de desastres causados por...

De frente com o burnout: a sensação de estar exposto ao estresse prolongado

O estresse no trabalho sempre foi associado a uma sensação comum em dias mais sobrecarregados. Mas, ainda que muitas pessoas tenham uma ideia de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui