No menu items!
23.9 C
São Paulo
quarta-feira, 22 janeiro, 2025

ARTIGO | Fortalecendo a defesa de interesses socioeducativos no Brasil

A Fundação CASA, como principal Instituição responsável pelo atendimento de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, sendo referência Nacional e Internacional, desempenhou um papel de destaque no Fonacriad, Fórum Nacional dos Gestores Estaduais do Sistema Socioeducativo (Fonacriad), que aconteceu entre os dias 20 e 22 de março, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Sua participação ativa no Fórum reflete o compromisso da Instituição em difundir os interesses dos jovens autores de atos infracionais, promovendo uma abordagem mais integrada e inclusiva do sistema socioeducativo entre todas as instituições que executam as medidas socioeducativas nos 26 estados e no Distrito Federal.

Essa troca de conhecimento e informação é essencial para o desenvolvimento de políticas mais adequadas e eficazes no atendimento socioeducativo, considerando as diferentes realidades e necessidades de cada estado.

Além disso, a participação da Fundação CASA no Fonacriad fortaleceu a capacidade de articulação e defesa de interesses em nível nacional. Ao unirmos esforços com outros gestores estaduais e demais atores envolvidos no sistema socioeducativo, podemos ampliar nossas vozes e influenciar na formulação de políticas públicas voltadas para a promoção da reinserção social e na redução da reincidência entre os jovens atendidos pelo sistema socioeducativo no Brasil.

O Fórum é um colegiado formado pelos gestores estaduais de todas as unidades da federação, sob coordenação do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com o objetivo de fortalecer o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Portanto, a participação do sistema socioeducativo de São Paulo no Fonacriad, apoiada pelo nosso Governador, Tarcísio de Freitas, e pelo secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, é uma prova concreta do compromisso da Instituição em defender os direitos e interesses dos jovens autores de atos infracionais. Ao contribuir para o debate e a formulação de políticas socioeducativas mais eficazes, fortalecemos a missão de oferecer oportunidades de ressocialização e construção de um futuro melhor para esses adolescentes, promovendo uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.

João Veríssimo Fernandes

Presidente da Fundação CASA do Estado de São Paulo


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Mais 52 unidades habitacionais entregues no Guacuri, Distrito de Pedreira

Condomínio Violeta conta com apartamentos de 45m² a 49m²,...

Mortes causadas por dengue superam os óbitos por Covid-19 em 2024

Segundo o Ministério da Saúde, em comparação ao ano...

Gelo de um milhão de anos da Antártica

Há dois anos, escrevi um artigo sobre perfurações no...

Mais 52 unidades habitacionais entregues no Guacuri, Distrito de Pedreira

Condomínio Violeta conta com apartamentos de 45m² a 49m², salão de festas, praça coberta, parquinho, vagas para motocicletas e bicicletários O Prefeito Ricardo Nunes, acompanhado...

Mortes causadas por dengue superam os óbitos por Covid-19 em 2024

Segundo o Ministério da Saúde, em comparação ao ano anterior, houve um aumento de 400% nas mortes da doença transmitida pelo Aedes Aegypti A dengue...

Gelo de um milhão de anos da Antártica

Há dois anos, escrevi um artigo sobre perfurações no gelo da Antártica feitas por uma equipe norte-americana. Expliquei também que, como os anéis das...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui