No menu items!
27.9 C
São Paulo
sexta-feira, 12 dezembro, 2025

ARTIGO | Fortalecendo a defesa de interesses socioeducativos no Brasil

A Fundação CASA, como principal Instituição responsável pelo atendimento de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, sendo referência Nacional e Internacional, desempenhou um papel de destaque no Fonacriad, Fórum Nacional dos Gestores Estaduais do Sistema Socioeducativo (Fonacriad), que aconteceu entre os dias 20 e 22 de março, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Sua participação ativa no Fórum reflete o compromisso da Instituição em difundir os interesses dos jovens autores de atos infracionais, promovendo uma abordagem mais integrada e inclusiva do sistema socioeducativo entre todas as instituições que executam as medidas socioeducativas nos 26 estados e no Distrito Federal.

Essa troca de conhecimento e informação é essencial para o desenvolvimento de políticas mais adequadas e eficazes no atendimento socioeducativo, considerando as diferentes realidades e necessidades de cada estado.

Além disso, a participação da Fundação CASA no Fonacriad fortaleceu a capacidade de articulação e defesa de interesses em nível nacional. Ao unirmos esforços com outros gestores estaduais e demais atores envolvidos no sistema socioeducativo, podemos ampliar nossas vozes e influenciar na formulação de políticas públicas voltadas para a promoção da reinserção social e na redução da reincidência entre os jovens atendidos pelo sistema socioeducativo no Brasil.

O Fórum é um colegiado formado pelos gestores estaduais de todas as unidades da federação, sob coordenação do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com o objetivo de fortalecer o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Portanto, a participação do sistema socioeducativo de São Paulo no Fonacriad, apoiada pelo nosso Governador, Tarcísio de Freitas, e pelo secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, é uma prova concreta do compromisso da Instituição em defender os direitos e interesses dos jovens autores de atos infracionais. Ao contribuir para o debate e a formulação de políticas socioeducativas mais eficazes, fortalecemos a missão de oferecer oportunidades de ressocialização e construção de um futuro melhor para esses adolescentes, promovendo uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.

João Veríssimo Fernandes

Presidente da Fundação CASA do Estado de São Paulo


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

MEC pretende chegar a 100% do país com escolas integrais em 2026

Ampliar alfabetização e acesso à internet também é prioridade O...

Aposta online e jogo de azar custam R$ 38,8 bi ao país, mostra estudo

Perdas estão associadas a danos como depressão e desemprego Jogos...

Mudanças climáticas: emergência de saúde pública

Especialista explica como a crise já vem afetando diretamente...

MEC pretende chegar a 100% do país com escolas integrais em 2026

Ampliar alfabetização e acesso à internet também é prioridade O Ministério da Educação (MEC) estabeleceu como meta alcançar todos os territórios do país com matrículas...

Aposta online e jogo de azar custam R$ 38,8 bi ao país, mostra estudo

Perdas estão associadas a danos como depressão e desemprego Jogos de azar e apostas online, popularizadas pelas chamadas bets, provocam perdas econômicas e sociais ao...

Mudanças climáticas: emergência de saúde pública

Especialista explica como a crise já vem afetando diretamente a população Com o fim da COP-30, muitas resoluções e novos questionamentos viraram pauta em todo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.