Queridos amigos e amigas, senhoras e senhores, preparem seus talheres e guardanapos, porque vamos falar do “Oscar” da gastronomia mundial, o famosíssimo Guia Michelin! Este guia foi lançado pela primeira vez lá em 1900 pelo ilustre André Michelin, sim, aquele mesmo dos pneus. Mas, hoje em dia, ele é mais
conhecido por ser o supremo avaliador dos restaurantes mais chiques e desejados do planeta.
Pois bem, após uma longa espera de quatro anos, o Guia Michelin finalmente lançou uma nova edição para o Brasil, e o evento de lançamento foi nada menos que no glamoroso Copacabana Palace, na segunda-feira, dia 20 de maio. Imagina só o requinte!
A grande surpresa deste ano foi a introdução da estrela verde, dedicada aos restaurantes que estão dando um show de sustentabilidade, e os premiados foram:
● TUJU (São Paulo)
● A Casa do Porco (São Paulo)
● Corrutela (São Paulo)
Agora, um detalhe importante: o Guia Michelin só avaliou os restaurantes de São Paulo e do Rio de Janeiro, graças a uma parceria estratégica com as prefeituras dessas duas cidades.
No total, este ano, 21 restaurantes entre Rio e São Paulo receberam pelo menos uma estrelinha Michelin. E olha só, dez desses restaurantes são estreantes no ranking! E o mais surpreendente: seis restaurantes conquistaram a cobiçada segunda estrela, o dobro do que vimos em 2020.
É ou não é de deixar qualquer gourmet de queixo caído? Então, meus caros, bon appétit!
*Viviane Ritter é advogada filiada à OAB Santo Amaro
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]