No menu items!
23.3 C
São Paulo
sexta-feira, 19 setembro, 2025

ARTIGO | Educação financeira na infância: Por que devemos estimulá-la?

Grande parte da população brasileira desconhece os conceitos referentes à educação financeira, e esta situação se agrava pelo estigma relacionado ao medo da matemática. Entretanto, o distanciamento com relação à temática e a falta de estímulo à educação financeira na infância podem acarretar problemas no futuro. Para se ter uma ideia, um estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que 40,9% dos brasileiros adultos estavam negativados em agosto deste ano.

Desta forma, torna-se fundamental que os conceitos matemáticos, em sinergia com as habilidades socioemocionais, sejam vivenciados pelos estudantes de forma contextualizada a fim de conscientizá-los e criar um novo comportamento social com relação à educação financeira.

Desde cedo, o conceito deve ser incorporado à vida das crianças, esclarecendo e exemplificando os comportamentos que não condizem com o consumismo e o desperdício, mas visem, sobretudo, o planejamento financeiro e a economia. Como um ramo da educação, a temática financeira deve oferecer informações, subsídios, vivências e reflexões para que a criança não desenvolva os conceitos de imediatismo, excesso e desperdício.

De um modo geral, a educação financeira vai além dos conceitos matemáticos, abordando consumismo, necessário e supérfluo, desperdício, planejamento, economia, pesquisa de preços, entre outros.

Assim, com a transversalidade e a interdisciplinaridade, muitas práticas podem ser desenvolvidas, na escola, a partir de outras disciplinas além da matemática, como português, história, geografia e inglês, por exemplo. Neste sentido, é importante que o estudante vivencie experiências reais, que sejam aplicadas à sua prática diária.

Para isto, durante o processo de aprendizagem, pode-se criar jogos físicos ou virtuais sobre crédito, débito, juros, empréstimos, além daqueles já existentes no mercado.

Já a família deve permitir a participação das crianças em determinados gerenciamentos de bens, em tomadas de decisões, em planejamentos financeiros, como uma viagem, por exemplo, em formas de investimento da família. A mesada estabelecida para a criança também pode ser uma ferramenta importante.

Vania Rodrigues Nunes é Coordenadora e Professora de Matemática do Santa Marcelina Belo Horizonte da Rede de Colégios Santa Marcelina


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Vacina da gripe é eficaz? Especialistas do Butantan explicam

Imunizante protege principalmente crianças e idosos contra formas graves...

Setembro Amarelo: prevenção do suicídio deve ser um esforço coletivo

A campanha Setembro Amarelo destaca a importância da prevenção...

Prefeitura conta com mais de 1.700 fisioterapeutas para promover qualidade de vida e reinserção social de pacientes

Profissionais integram equipes multiprofissionais em diversos equipamentos da rede...

Vacina da gripe é eficaz? Especialistas do Butantan explicam

Imunizante protege principalmente crianças e idosos contra formas graves da doença Quando alguém fica gripado mesmo depois de tomar a vacina, pode parecer que o...

Setembro Amarelo: prevenção do suicídio deve ser um esforço coletivo

A campanha Setembro Amarelo destaca a importância da prevenção do suicídio, problema que, só no Brasil, soma cerca de 14 mil casos por ano,...

Prefeitura conta com mais de 1.700 fisioterapeutas para promover qualidade de vida e reinserção social de pacientes

Profissionais integram equipes multiprofissionais em diversos equipamentos da rede municipal de saúde Restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente, visando sua reabilitação, manutenção...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.