No menu items!
27.4 C
São Paulo
segunda-feira, 29 dezembro, 2025

ARTIGO | Dedução de despesas no Imposto de Renda pode incentivar modelo de trabalho remoto

Diante da necessidade de utilização do teletrabalho durante a pandemia, surgiu a preocupação de muitas empresas quanto às despesas custeadas pelos empregados, como energia elétrica, internet e eventuais gastos para exercer a atividade profissional em casa.

Apesar de constar expressamente na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) que as despesas, ainda que habituais, não constituem base de cálculo para incidência de encargos trabalhistas e previdenciários, muitas companhias passaram a questionar como evitar e/ou minimizar, em caso de eventual ação trabalhista ou fiscalização pelos órgãos competentes, que tais valores fossem considerados na base de cálculo de encargos trabalhistas, previdenciários e tributários, o que atrairia uma considerável contingência nessas áreas.

Para regularizar como seria realizada a tributação dessas despesas, a Receita Federal publicou em maio a Solução de Consulta COSIT nº 87, de 14 de março de 2023, que permite a dedução das despesas com teletrabalho na apuração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ).

A partir dessa norma, os gastos com energia elétrica e internet passam a ser deduzidos na hora da tributação, mediante a comprovação desses custos. Essa decisão pode ser uma forma de incentivar o trabalho remoto, que acabou perdendo espaço para o regime híbrido e presencial.

Para as empresas, essa dedução significa uma redução no valor do Imposto de Renda a ser pago, o que pode aumentar sua vantagem competitiva. Para que a empresa possa deduzir as despesas da base de cálculo do Imposto de Renda, é necessário comprovar que suportou tal ônus financeiro. A norma publicada pela Receita Federal é bastante abrangente quanto à documentação necessária para essa comprovação.

A título de comparação, a Receita também menciona na solução de consulta a exigência de comprovação para as despesas por uso de veículo do empregado e para o reembolso-creche. Para o órgão, deve-se “aplicar a mesma lógica aos valores pagos aos empregados com a finalidade de ressarcir as despesas arcadas por eles em decorrência da adoção do regime de teletrabalho”.

É de suma importância que as regras para a dedução de despesas do home office sejam claras e justas, de forma a evitar abusos e fraudes fiscais.

*Heloisa de Alencar Santos é advogada de Direito Trabalhista no Marcos Martins Advogados


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Cota de gratuidade do Mamãe Tarifa Zero será suspensa temporariamente durante férias de Janeiro

Benefício será paralisado durante o período de recesso escolar...

Calor pode aumentar risco de casos de AVC, alerta médico

Bebida alcoólica também eleva possibilidade de arritmia Casos de acidente...

Sustentabilidade nas festas de fim de ano: dicas para celebrar com mais responsabilidade ambiental

Movimento Plástico Transforma apresenta dicas práticas para o descarte...

Cota de gratuidade do Mamãe Tarifa Zero será suspensa temporariamente durante férias de Janeiro

Benefício será paralisado durante o período de recesso escolar da rede municipal A SPTrans, em atendimento à determinação da Secretaria Municipal de Educação (SME), informou...

Calor pode aumentar risco de casos de AVC, alerta médico

Bebida alcoólica também eleva possibilidade de arritmia Casos de acidente vascular cerebral (AVC) tendem a aumentar no verão, disse à Agência Brasil o neurocirurgião e...

Sustentabilidade nas festas de fim de ano: dicas para celebrar com mais responsabilidade ambiental

Movimento Plástico Transforma apresenta dicas práticas para o descarte correto de embalagens e artigos gerados no período Fim de ano é tempo de festas e...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.