No menu items!
24.9 C
São Paulo
segunda-feira, 20 maio, 2024

ARTIGO | Como uma consultoria de dados pode auxiliar os negócios das empresas?

Nos últimos anos, cresce a importância dos dados para a economia mundial. Não é exagero afirmar que são o novo ouro do mercado, facilitando a tomada de decisões nos negócios.

Um exemplo interessante no uso de dados é o da American Express, empresa norte-americana de cartão de crédito que criou a ferramenta Enhanced Authorization (EA) e reduziu as transações fraudulentas em 60% ao cruzar dados do portador do cartão constantes em seus arquivos (como IP, e-mail e endereço físico) com as informações obtidas pela loja, determinando a legitimidade da transação.

Se há casos de sucesso no mercado, também é notório que muitas empresas ainda não estão preparadas ou não dão o devido valor a essa questão. De acordo com uma pesquisa da consultoria McKinsey, somente 30% das organizações realizam o alinhamento da análise de dados com os seus objetivos estratégicos. Nota-se um uso inadequado das informações, o que impacta o planejamento e os resultados a curto e a longo prazo.

Isso ocorre porque muitas organizações realizam a contratação de um serviço de dados sem ter a expertise necessária. É como se uma pessoa comprasse um veículo de luxo, mas tivesse habilitação somente para dirigir um carro popular.

Por isso, fica clara a necessidade de uma consultoria que viabilize a jornada de dados e entenda não só o negócio e os objetivos da empresa como também realize a integração com as ferramentas.

Com uma consultoria eficiente, as empresas reduzem o tempo de aprendizado para adesão a uma nova tecnologia, além de minimizar os riscos de trilhar um caminho desconhecido, pois a consultoria realiza um trabalho de curadoria de metodologias e tecnologias para atingir maior eficiência.

Porém, para ocorrer o resultado final esperado, a consultoria deve seguir alguns passos para implantação correta de plataforma de dados, tais como definição dos objetivos de negócio, ideação da visão de dados, definição das iniciativas e métricas de sucesso, estratégias aplicadas e construção de habilidades.

Também acredito que as soluções de Inteligência Artificial, como o ChatGPT, podem cumprir um papel importante nesse processo das companhias em otimizarem o tempo, obterem maior eficiência e melhorarem a experiência dos seus clientes.

*José Miranda é CTO na NAVA Technology for Business


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Prefeitura publica regras de sorteios para vagas em pontos de táxi em Congonhas e outros locais

Taxistas podem se inscrever para concorrer a uma das...

Em nova campanha, Doutores da Alegria homenageiam mães que acompanham os filhos nos hospitais

Com abordagem humanizada, campanha ‘Ser mãe é...’ convida o...

Avenida Paulista ganha novo espaço de convivência e amplia a oferta de lazer para pedestres

Bulevar com paisagismo, iluminação e atividades culturais conecta o...

Prefeitura publica regras de sorteios para vagas em pontos de táxi em Congonhas e outros locais

Taxistas podem se inscrever para concorrer a uma das 46 vagas entre 7 e 22 de maio de 2024. Sorteio será realizado em 7...

Em nova campanha, Doutores da Alegria homenageiam mães que acompanham os filhos nos hospitais

Com abordagem humanizada, campanha ‘Ser mãe é...’ convida o público a refletir sobre as mulheres que se dedicam aos filhos durante períodos de internação Por...

Avenida Paulista ganha novo espaço de convivência e amplia a oferta de lazer para pedestres

Bulevar com paisagismo, iluminação e atividades culturais conecta o SESC SP à Fundação Itaú/Itaú Cultural A região da Avenida Paulista acaba de ganhar o 'Bulevar...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui