No menu items!
20.8 C
São Paulo
quinta-feira, 20 junho, 2024

ARTIGO | Como uma consultoria de dados pode auxiliar os negócios das empresas?

Nos últimos anos, cresce a importância dos dados para a economia mundial. Não é exagero afirmar que são o novo ouro do mercado, facilitando a tomada de decisões nos negócios.

Um exemplo interessante no uso de dados é o da American Express, empresa norte-americana de cartão de crédito que criou a ferramenta Enhanced Authorization (EA) e reduziu as transações fraudulentas em 60% ao cruzar dados do portador do cartão constantes em seus arquivos (como IP, e-mail e endereço físico) com as informações obtidas pela loja, determinando a legitimidade da transação.

Se há casos de sucesso no mercado, também é notório que muitas empresas ainda não estão preparadas ou não dão o devido valor a essa questão. De acordo com uma pesquisa da consultoria McKinsey, somente 30% das organizações realizam o alinhamento da análise de dados com os seus objetivos estratégicos. Nota-se um uso inadequado das informações, o que impacta o planejamento e os resultados a curto e a longo prazo.

Isso ocorre porque muitas organizações realizam a contratação de um serviço de dados sem ter a expertise necessária. É como se uma pessoa comprasse um veículo de luxo, mas tivesse habilitação somente para dirigir um carro popular.

Por isso, fica clara a necessidade de uma consultoria que viabilize a jornada de dados e entenda não só o negócio e os objetivos da empresa como também realize a integração com as ferramentas.

Com uma consultoria eficiente, as empresas reduzem o tempo de aprendizado para adesão a uma nova tecnologia, além de minimizar os riscos de trilhar um caminho desconhecido, pois a consultoria realiza um trabalho de curadoria de metodologias e tecnologias para atingir maior eficiência.

Porém, para ocorrer o resultado final esperado, a consultoria deve seguir alguns passos para implantação correta de plataforma de dados, tais como definição dos objetivos de negócio, ideação da visão de dados, definição das iniciativas e métricas de sucesso, estratégias aplicadas e construção de habilidades.

Também acredito que as soluções de Inteligência Artificial, como o ChatGPT, podem cumprir um papel importante nesse processo das companhias em otimizarem o tempo, obterem maior eficiência e melhorarem a experiência dos seus clientes.

*José Miranda é CTO na NAVA Technology for Business


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

A regulação das redes sociais e fake news no Brasil

A regulação das redes sociais e o combate às fake news tornaram-se tópicos centrais no Brasil. Com o avanço das tecnologias digitais e o...

Junho verde – Fuplastic apoia valorização do plástico nacional e da agenda brasileira para combate à poluição

Produção de plástico deve triplicar até 2060. Indústria prevê ressignificar 6 milhões de quilos este ano O Brasil, como um dos maiores países em extensão...

São Paulo teve o maio mais quente em 81 anos, é o que informa o último boletim do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet)

Em 17 dos 31 dias de maio, a temperatura máxima superou os 29°C De acordo com o dado divulgado no último sábado (8), o mês...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui