No menu items!
21.5 C
São Paulo
segunda-feira, 8 dezembro, 2025

ARTIGO | Como o calor afeta a mente?

Como diz a famosa marchinha de carnaval, “mas que calor, ô-ô-ô, atravessamos o deserto do Saara, o sol estava quente e queimou a nossa cara”! As altas temperaturas são o tema do momento e, sem dúvida, têm impactado a saúde de muita gente. Ao contrário do senso comum, as ondas de calor podem afetar não apenas a integridade física, mas também a saúde mental. Estresse e irritabilidade são frequentes nessa época, prejudicando nossas relações sociais e bem-estar.

Antes de tudo é preciso entender a origem desses sintomas. Quando o corpo enfrenta extremos de temperatura (como o que estamos vivendo no momento), nos tornamos mais vulneráveis. O calor também contribui para o aumento da pressão cardíaca, que tende a deixar o indivíduo mais agitado e irritado. Isso sem falar na sensação de desconforto provocado pela fadiga e pelo suor. Não é à toa que estamos sempre buscando um cantinho com sombra e uma forma de nos refrescar.

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Boston destacou que a exposição prolongada ao sol eleva a produção de cortisol, hormônio relacionado ao estresse. Essa disfunção hormonal pode ocasionar a sensação de irritabilidade, bem como dores de cabeça e tonturas. Diante disso, surge a questão – como podemos amenizar esses sintomas? É possível cuidar de mente durante o calor extremo?

E a resposta é sim, e é bem fácil. Para se proteger do calor, manter-se hidratado é fundamental não apenas para o corpo, mas para a mente. A água produz endorfina e serotonina, que têm efeitos calmantes e são responsáveis pelo bom humor. Por isso recomenda-se sempre manter uma garrafinha por perto. Além disso, escolher locais frescos para descansar e evitar a exposição solar em horários de pico também é uma medida super indicada.

As atividades que desempenhamos no dia a dia também contribuem com o nosso humor. Se o calor estressa, é indicado fazer algo que relaxe, como yoga e meditação. Evitar discussões acaloradas também pode ser uma medida inteligente nessa época do ano, até porque os nervos estão a flor da pele. Embora o verão, com suas altas temperaturas, possam perturbar a harmonia mental, pequenas atitudes podem nos ajudar a reencontrar o equilíbrio e desfrutar o melhor que esta estação oferece.

*Cristina Navalon é psicóloga com formação pela Universidade Metodista de São Paulo com especialização em Psicanálise do Adolescente, Psicossomática e Doenças Mentais


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Contran aprova resolução que retira exigência de autoescola para CNH

Custo para tirar o documento poderá cair em 80% O...

Região ganha pista de skate e bicicross em revitalização de três praças no Jardim Prudência

A região do Jardim Prudência passou por uma importante intervenção. Três praças distribuídas na altura do número 1.600 da Avenida Vereador João de Luca,...

Campanha “Adote um Bom Velhinho” busca famílias para 84 cães e gatos idosos em São Paulo

Animais com mais de 8 anos adotados na Cosap ganham atendimento prioritário nos hospitais veterinários públicos A Prefeitura de São Paulo deu início à campanha...

Contran aprova resolução que retira exigência de autoescola para CNH

Custo para tirar o documento poderá cair em 80% O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, na segunda-feira (1º), a resolução que muda o processo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.