No menu items!
19.1 C
São Paulo
domingo, 25 janeiro, 2026

Antibióticos em excesso estão alimentando uma crise silenciosa de superbactérias

De 18 a 24 de novembro é celebrada a Semana Mundial de Conscientização sobre a Resistência Antimicrobiana (RAM), uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) que tem como objetivo aumentar o entendimento sobre o tema e incentivar práticas responsáveis entre a população e profissionais de saúde. A campanha global reforça a importância do uso racional de antibióticos e outros medicamentos antimicrobianos, que estão perdendo eficácia diante do avanço das chamadas superbactérias.

A resistência antimicrobiana (RAM) surge quando microrganismos, como bactérias, vírus, fungos e parasitas, se transformam com o tempo e deixam de reagir aos medicamentos. Isso faz com que as infecções fiquem mais difíceis de tratar e aumenta o risco de espalhar doenças, causar complicações e até mortes. Com o passar do tempo, antibióticos e outros remédios perdem a eficácia, e algumas infecções podem se tornar praticamente impossíveis de curar.

O uso indiscriminado de antibióticos é um dos principais fatores por trás do surgimento dessas superbactérias: microrganismos resistentes a múltiplos medicamentos e que representam um dos maiores desafios para a saúde pública mundial. A infectologista do São Cristóvão Saúde, Dra. Michelle Zicker, explica que o fenômeno está diretamente ligado ao uso inadequado desses fármacos, tanto em humanos quanto em animais.

“As bactérias resistentes desenvolvem a capacidade de sobreviver e se multiplicar mesmo quando expostas a medicamentos antimicrobianos, como antibióticos”, afirma a especialista. “Elas evoluem por seleção natural: as mais suscetíveis morrem, enquanto as resistentes sobrevivem e passam essas características adiante. Assim, o uso excessivo, desnecessário ou incorreto dos antimicrobianos acaba favorecendo o surgimento e a propagação dessas cepas multirresistentes.”


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

São Paulo registrou a menor taxa de desemprego da história da cidade

O ano de 2025 marcou um período de resultados expressivos para São Paulo. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.