No menu items!
20.2 C
São Paulo
segunda-feira, 28 abril, 2025

Ansiedade afeta mais de 33% das mulheres, aponta estudo da Telavita

Problemas de relacionamento e insônia surgem como fatores relevantes que impactam o bem-estar emocional do público feminino

A ansiedade é a queixa mais comum entre as mulheres durante atendimentos psicológicos e psiquiátricos, afetando 33,5% delas, de acordo com um novo estudo da Telavita, plataforma de soluções digitais para saúde mental no Brasil. A análise, baseada em 14.204 consultas realizadas entre março de 2024 e fevereiro de 2025, também revelou que quase 20% dos casos exigem acompanhamento intensivo, evidenciando a gravidade do cenário.

O levantamento indica ainda que as mulheres buscam mais apoio psicológico do que os homens, representando 64,48% dos atendimentos. Além disso, 2,1% das mulheres atendidas relataram ideação suicida, evidenciando a necessidade urgente de medidas de prevenção e suporte à saúde mental feminina. Problemas de relacionamento e insônia também surgem como fatores relevantes que impactam o bem-estar emocional, muitas vezes relacionados à sobrecarga mental e emocional.

“Os dados destacam o impacto da ‘carga mental’, que se refere ao esforço cognitivo constante para administrar tarefas diárias, incluindo demandas domésticas, relações interpessoais e pressões profissionais. Mulheres que acumulam múltiplos papéis estão mais suscetíveis a transtornos de ansiedade, depressão e burnout. Como reflexo desse esgotamento, 66% das mulheres relataram crises de ansiedade e 34,7% mencionaram episódios de choro sem motivo aparente”, explica a psicóloga e Head de Gestão Clínica da Telavita, Aline Silva.

A complexidade dos casos também é maior entre as mulheres, com 43,3% dos atendimentos femininos classificados como moderados, em comparação com 37% dos atendimentos masculinos. Além disso, 21,8% das mulheres relataram sintomas de alto impacto, enquanto entre os homens essa taxa foi de 15,6%, reforçando a necessidade de políticas voltadas para a saúde mental feminina.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Água da chuva pode estar contaminada por agrotóxico, diz estudo

Pesquisa encontrou resíduos do produto em amostras de três cidades Estudo feito por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostra que a água da...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.