No menu items!
17.2 C
São Paulo
quarta-feira, 17 setembro, 2025

Ansiedade afeta mais de 33% das mulheres, aponta estudo da Telavita

Problemas de relacionamento e insônia surgem como fatores relevantes que impactam o bem-estar emocional do público feminino

A ansiedade é a queixa mais comum entre as mulheres durante atendimentos psicológicos e psiquiátricos, afetando 33,5% delas, de acordo com um novo estudo da Telavita, plataforma de soluções digitais para saúde mental no Brasil. A análise, baseada em 14.204 consultas realizadas entre março de 2024 e fevereiro de 2025, também revelou que quase 20% dos casos exigem acompanhamento intensivo, evidenciando a gravidade do cenário.

O levantamento indica ainda que as mulheres buscam mais apoio psicológico do que os homens, representando 64,48% dos atendimentos. Além disso, 2,1% das mulheres atendidas relataram ideação suicida, evidenciando a necessidade urgente de medidas de prevenção e suporte à saúde mental feminina. Problemas de relacionamento e insônia também surgem como fatores relevantes que impactam o bem-estar emocional, muitas vezes relacionados à sobrecarga mental e emocional.

“Os dados destacam o impacto da ‘carga mental’, que se refere ao esforço cognitivo constante para administrar tarefas diárias, incluindo demandas domésticas, relações interpessoais e pressões profissionais. Mulheres que acumulam múltiplos papéis estão mais suscetíveis a transtornos de ansiedade, depressão e burnout. Como reflexo desse esgotamento, 66% das mulheres relataram crises de ansiedade e 34,7% mencionaram episódios de choro sem motivo aparente”, explica a psicóloga e Head de Gestão Clínica da Telavita, Aline Silva.

A complexidade dos casos também é maior entre as mulheres, com 43,3% dos atendimentos femininos classificados como moderados, em comparação com 37% dos atendimentos masculinos. Além disso, 21,8% das mulheres relataram sintomas de alto impacto, enquanto entre os homens essa taxa foi de 15,6%, reforçando a necessidade de políticas voltadas para a saúde mental feminina.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Polícia Militar de SP tem 2.200 vagas abertas; veja como será o concurso

Para ingressar na PM, os candidatos deverão passar por...

Menos de 40% dos alunos valorizam professor, revela pesquisa

Levantamento ouviu mais de 2,3 milhões de jovens do...

Polícia Militar de SP tem 2.200 vagas abertas; veja como será o concurso

Para ingressar na PM, os candidatos deverão passar por seis etapas dentro do processo seletivo A Polícia Militar de São Paulo abriu concurso público para...

Segurança alimentar e nutricional é pauta na 15ª edição da Virada Sustentável

O evento acontece entre os dias 17 a 21 de setembro e conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo Criada em 2011, a...

Menos de 40% dos alunos valorizam professor, revela pesquisa

Levantamento ouviu mais de 2,3 milhões de jovens do 6º ao 9º ano Os chamados anos finais do ensino fundamental – que compreendem o 6º,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.